terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Alimentação de Filhotes de Hamster Anão Russo

Alimentando os filhotes...

Com uma semana os filhotes começam a experimentar comida sólida que pegam da boca do pai ou da mãe, muito comum vê-los como na foto ao lado, como se estivessem "beijando" os pais.

Antes disso eles apenas mamam, e como já sabemos, devemos manter uma alimentação saudável para a hamster mãe, que está amamentando.

Com 10 dias eles já vão estar explorando o território fora do ninho. Uma época boa para que você repare quem é macho e quem é fêmea, e saiba quantos de cada você tem. Pois nessa fase, antes de crescerem os pelos, as mamas das fêmeas ficam visiveis, e você pode tentar observar (claro, sem colocar a mão neles).

Com 3 semanas eles já podem ser tirados da gaiola da mãe, levados para passear, e você já pode brincar com eles. É ideal que se separe os filhotes em gaiolas por sexo até as 6 semanas, depois deste tempo as fêmeas começam a poder entrar no cio. A idade em que já podem ser mães é a partir de 3 meses, mas o ideal mesmo é esperar até que elas tenham 4 meses. (Mesmo que elas entrem no cio com 2 meses, elas não serão boas mães, pois ainda não estão maduras, e podem vir a ter filhotes fracos, raquíticos, podem matá-los, e até morrer no parto.)

Essas coisinhas lindas da foto ao lado, estes são os meus da primeira cria com cerca de duas semanas, dentro do pote de comida..

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Acessorios para Hamsters

Os Acessórios básicos necessários para fazer um Hamster feliz..

Uma Casinha

Como da foto ao lado, de plástico ou outro material impermeável - recomendada. São laváveis o que é importantíssimo já que eles adoram uma bagunça!

Também existem de compensado ou de madeira (tipo aquela de pássaros). Não recomendo, são pouco higiênicas e difíceis de limpar, e algumas madeiras são tóxicas.

Bebedouro

Recomendo usar o bebedouro tipo mamadeira. Existem vários tipos desse bebedouro e ele tem muitas vantagens, entre elas é que a agua nao fica suja, e você pode trocar dia sim dia não.

Deve ser lavado pelo menos uma vez por semana.

Tem outros tipos, como bebedouros caseiros de pequenos potes. Mas não recomendo porque eles podem Virar a água, cair dentro do bebedouro e ficar molhados, e no caso de filhotes, estes podem se afogar ali.


Comedouro

De plástico, o mais comum no mercado. Acomoda um hamster dentro (os hamsters gostam de entrar no comedouro), mas são virados com facilidade se não forem fixados nas paredes da gaiola.

Vidro, louça ou barro, de preferência um pesado, que não possa ser virado ou deslocado com facilidade. E não muito alto para que consigam entrar e sair com facilidade.


Forração

Papel simples e barato. Não pode ser jornal, uma vez que o hamster pode intoxicar-se com a tinta ou ingerí-la. Deve ser trocado uma ou duas vezes por semana.

Serragem também são fáceis de limpar, mas tem q ter um certo cuidado com elas, há estudos que comprovam toxidade das madeiras pinus e cedro, que não devem ser usadas em nenhuma hipótese. Nas dúvida, aquelas vendidas em lojas de animais.

Rodinha


Essencial para a saúde do hamster, eles podem caminhar por volta de 25km diários.

Existem as de plástico (que são bonitas e mais fáceis de limpar, mas duram porque eles tendem a roer tudo que encontram, inclusive as rodinhas..). E as de metal que são mais resistentes mas costumam ter espaços que podem fazer o hamster tropeçar.

Sempre dou preferencia a rodinha de plástico fechada (como a da foto), facilita a corrida deles.


A gaiola

Uso uma gaiola própria para hamsters anão russo, pois como são menores as grades precisam ter menos espaço entre elas. Existem os Terrários, e os Aquários. Outro tipo de gaiola que acho muito diferente são os Habitrails, mas estes são raros no Brasil, além de caros..

Foto de um Habitrail

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Calor e o Hamsters Anão Russo

A foto ao lado é um de meus hamsters (tenho 6 dentro de uma mesma gaiola, que é grande e tem dois andares) dormindo, de barriga pra cima...

Esse era um dia bem quente por sinal, e ele estava dormindo sonhando e dando gritinhos..

Outro dia ele estava nesta mesma posição, porém estava comendo.. é uma preguiça mesmo.. hahaha

Afinal, o calor faz mal a eles?


Faz. Os Hamsters Anão russo white winter são originários de regiões frias, e tendem a sofrer muito com o calor..

O principal problema para eles é que o calor os faz suar, e quando ficam úmidos eles podem desenvolver fungos, pegar resfriados, e acabar morrendo.

Como agente vive num país quente, e não temos escapatória, o jeito é seguir algumas dicas para manter o hamster saudável, entre elas o costumeiro banho de pó seco, para ajudar a secar a umidade adquirida durante o dia.

Umidade faz mal, banho então nem pensar!

Já ouvi muita gente louca por aí dizer q dá banho (com água) no seu hamster quando eles estão com calor! Muito importante: Não façam isso!

Hamster + água = Fungos, resfriado, pneumonia. (E não adianta nada secar com secador!)

Banho, só com pó para banho seco em hamsters (que é baratinho)!!!

Mais dicas para dias quentes:

- Deixá-los em um local arejado, longe da luz do sol.
- Colocar uma pedra lisa ou de mármore para que possam deitar em cima.
- Disponibilizar sempre água fresca para eles.(essa é válida todos os dias, mas no verão eles bebem mais água)

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Criando Hamsters - Gestação e Filhotes

Bom, você já sabe o sexo dos seus hamsters, sabe como aproximá-los.. Você tem um casal e quer filhotinhos.. como este da foto do lado, com 20 dias..

A idade ideal é entre 4 meses para a fêmea e 3 meses para o macho, mas não espere demais, pois eles ficam inférteis entre 12 e 14 meses de vida.

A fêmea entra no cio geralmente de 4 em 4 dias, e o cio dela pode durar de 4 até 24 horas. Quando você perceber que o macho esta rodeando muito a fêmea, e tentando subir em cima dela, ela está no cio. Deixe-os a vontade, e não fique muito em cima pra não assustar eles.

O hamster macho vai tentar várias vezes, até conseguir, ou até a fêmea sair do cio.


Como saber se a fêmea está prenha?

Nos primeiros dias você não nota diferença nenhuma na fêmea. O Hamster anão russo (erroneamente conhecido por chinês no brasil) tem uma gestação de aproximadamente 21 dias. E você só começa a reparar que ela está prenha quando a barriga dela já estiver grande, com mais de 10 dias de gestação, e as mamas bem salientes.

Pra ter certeza que ela está prenha é só cuidar o hamster macho. Se ele tentar acasalar novamente é porque não conseguiram da primeira vez. Se quiser ter certeza que ela esta prenha, mas os seus hamsters não vivem juntos, durante uma semana você pode tentar coçar as costas dela para verificar se ela está no cio. Se em uma semana ela não entrar no cio ela está prenha.

Quantos filhotes nascem?

O Hamster anão russo têm cerca de 8 filhotes por ninhada. Mas esses números podem variar pra mais.. Já vi casos de hamsters desta espécie que tiveram 15 filhotes, mas geralmente nem todos sobrevivem.

Cuidados após o nascimento:

Não estresse a fêmea. Não pegue ela, não mecha na gaiola, e não toque nos filhotes. Mantenha uma alimentação saudável desde o primeiro dia de gestação, rica em proteína, mas sem exagero. Alem da alimentação normal, complemente tambem com: Ovo cozido, alface, ração de gato sabor peixe, pão molhado em leite, etc. Mas não dê tudo no mesmo dia, vá alternando os dias, e mantenha essa alimentação até depois do nascimento durante toda a amamentação, isso auxilia na produção de leite.

Forre bem a gaiola com material pra fêmea preparar o ninho: papel higiênico sem cheiro e sem cor e serragem. Não coloque algodão pois solta fiapos e não ponha jornal porque solta tinta.

Após 15 dias os filhotes já estão correndo e de olhos abertos, então você já pode limpar a gaiola novamente, mas o ideal é só tocar nos filhotes após 20 dias, que eles ja estão desmamando e a fêmea não vai mais estranhar o seu cheiro neles.

Algumas informações adicionais:

- Antes do nascimento dos filhotes, uns dois dias antes, limpe BEM a gaiola, você vai ficar sem poder mecher por 15 dias e o cheiro vai ficar forte.

- A fêmea PODE comer os filhotes em algumas situações: se nascerem mortos, se morrerem após o parto, se alguem tocar neles e ela estranhar o cheiro deles (importante, não mecha neles), se ela se sentir ameaçada ela pode matar um deles e jogar fora do ninho para despistar o suposto predador (não deixe-os em lugares agitados e aonde passem outros animais), se tiver muitos filhotes e achar que é incapaz de cuidar de todos, etc.

- Os pais não precisam ser separados após acasalar, e nem após o nascimento dos filhotes, o macho AJUDA a fêma a cuidar dos filhotes. Mas muito importante, a fêmea entra no cio no mesmo dia que tem os filhotes, então se eles ficarem juntos, saiba que logo logo ela terá uma nova ninhada, e isso pode estressá-la MUITO.. Não é saudável para ela ter gestações seguidas, é ideal que ela tenha um tempo de 1 mês à 3 meses.

- Após 20 dias os filhotes estão correndo, comendo, e você já pode brincar com eles. Mas lembre-se, eles crescem, tenha sempre em vista se deseja ficar com todos eles e pra quem vai doá-los ou vendê-los. =)

sábado, 19 de janeiro de 2008

Aproximação de Hamsters

Bom, sabendo quem é macho e quem é fêmea, podemos seguir para a proxima etapa da reprodução.. Aproximar os dois.

O hamster sírio é solitário, não vive em colônias, e provavelmente fora da época de reprodução eles possam se matar se você tentar deixá-los juntos, já os hamsters anões russo são um pouco mais sociáveis, aceitam viver juntos e o macho até ajuda a fêmea a cuidar da ninhada recém-nascida.

Porém a aproximação ideal para o casal é até o 3o mes de vida, após isso eles ficam territorialistas, e se não estão acompanhados, podem não querer mais ninguem na mesma area que a sua.

Se você possui hamsters com menos de 3 meses de idade pode aproximá-los, cuide nos primeiros dias para verificar se não vai haver brigas, dê preferencia por aproximá-los em um local neutro (uma caixa de papelão, um aquario novo, ou a gaiola totalmente limpa). Se houver brigas separe um pouco e depois torne a juntá-los. (Na foto um hamster em uma posição que sinaliza briga: com os braços erguidos pronto para o ataque ou defesa)

No caso de seus hamster já terem mais de 3 meses, pode ser que eles não se aceitem, mas a melhor forma de tentar aproximá-los é em um ambiente neutro, com uma divisória de tela no meio, coloque um de cada lado e cuide pra ver se nao há brigas. Esse processo leva mais tempo, e a cada um dia você inverte os lugares deles, sempre com a tela separando os dois. Quando sentir que eles estão habituados um a presença do outro (se eles ficam mais próximos a tela sem problemas, se nao tentam brigar) pode tentar remover a proteção do meio e tentar juntá-los, mas cuide com as brigas, se ocorrerem coloque a tela novamente.

Eu sugiro que tente aproximá-los no cio da fêmea, nessa fase ela fica mais receptiva.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sexo dos Hamsters, Cio e Reprodução

Para quem quer criar hamsters, como eu, algumas informações sobre como saber o sexo dos hamsters.

Ao lado algumas fotos de hamsters macho e femea pra ajudar a identificar.

Segure o hamster de barriga pra cima, vc verá dois orifícios. No macho, um orifício é do pênis e o outro do ânus. A distância entre um e outro é de aproximadamente 1,5 a 2 cms. Na fêmea, um orifício é da vagina e o outro do ânus. Mas na fêmea, a distância praticamente não existe. Fica bem pertinho um orifício do outro.

E a reprodução? A fêmea entra no Cio de 4 em 4 dias geralmente, e a gestação dura em torno de 18 até 21 dias..

Como saber se a fêmea tá no cio? Quando ela entra no cio ela fica mais receptiva ao macho, se você pegar ela na mão e coçar as costas dela, ela vai ficar parada, e empinar o rabinho.. O cio costuma durar entre 4 e 24 horas.

Em posts futuros explico melhor a questão da aproximação de hamsters adultos macho e fêmea, pois não é aconselhável tentar unir dois hamsters de 3 meses ou mais sem que nunca tenham convivido juntos, pode dar briga.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Diferentes Espécies de Hamsters

Um pouco sobre as espécies dos Hamsters...

As pessoas confundem, mas existem diferentes
espécies de hamsters:

Hamster Anão Russo White
Winter (Siberiano)
Hamster Anão Russo de Campbell (Djungarian)
Hamster Chinês
Hamster Roborovski
Hamster Sírio

O Hamster Anão Russo Siberiano é originário do Casaquistão e sudoeste da Sibéria, onde vive em estepes. Ele também é conhecido por Hamster Anão Russo Winter White ou Branco Invernal, assim chamado por sua tendência de se tornar branco durante os dias curtos de inverno. No Brasil o Hamster Anão Russo Siberiano (Phodopus sungorus) é errôneamente chamado de Hamster Chinês (Cricetulus griseus).


O Hamster Anão Russo White Winter(siberiano) pode apresentar 3 colorações:
Wild (normal) , Safira ( cinza claro) e Pérola (branco com lista escura nas costas)


No Brasil os mais comuns são os anões russo white winter Wild, já no exterior o mais comum é encontrar white winter Pearl e saphire, e Campbells, que aqui no brasil são todos raros.

Fonte: http://hamsterheaven1.tripod.com/

Amendoins e Hamsters

Um tópico dedicado apenas aos amendoins.
Eu costumava dar amendoim pros meus sem problemas, mas isso foi antes de perder DOIS dos meus Hamsters graças a ele...

Existem os fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus que produzem uma toxina chamada Aflatoxina. Esta toxina tem efeito cumulativo e pode causar danos ao fígado do animal e do homem.

O ambiente natural deste fungo é a terra e pode contaminar o amendoim, o arroz, o algodão, o milho, o cacau, a castanha-do-pará, a noz e a mandioca.

Ele pode causar nos animais espasmos, perda de equilíbrio e hemorragia.

Essa toxina pode causar câncer no homem com o alto consumo durante os anos, imagina com um Hamster?
Esse fungo só se reproduz após algum tempo, e quando mal conservado. Mas por via das dúvidas eu parei de dar amendoim aos meus hamsters.

Fica a dica para quem quiser seguir ou não =)

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alimentação do Hamster

Bom, o primeiro passo pra se ter um bichinho é saber dos cuidados essenciais que ele precisa.
No caso do hamster é simples, uma gaiola, forração adequada, agua sempre disponível e alimentação.

A principal fonte de alimentação dos Hamsters são grãos e frutas.
Segue abaixo uma listagem que retirei do site: http://www.hamsterific.com/HamsterUniversity/FoodList.html



Frutas:
Maçã sem sementes
Banana
Amoras
Cantaloupe.
Cerejas
Uvas (sem sementes)
Manga
Melão
Pêssego (sem caroço)
Ameixas (sem caroço)
Framboesas
Morango
Framboesa
Folhas de framboesa (combate a diarréia)

Vegetais:
Aspargos
Brócolis
Couve (Quantidades limitadas)
Cenouras
Couveflor
Aipo
Castanhas
Chicória
Pepinos
Feijão verde
Beterraba
Ervilha
Alface Romana
Espinafres
Batata doce
Trevo
Nabo

Fontes de Proteína:
Ovo cozido
Tofu
Biscoito para cachorros (sem alho ou cebola)
Gafanhotos (criados exclusivamente para servir de alimento)
Pão de grãos com um pouco de leite desnatado ou de soja


Outras comidas:
Torrada (ajuda a combater a diarréia)
Sementes de abóbora (sem sal)
Nozes (não pode ser amêndoa)
Sementes de sésamo
Soja torrada (sem sal)
Queijo (muita moderação)
Sementes de linhaça
Lentilhas
Aveia
Amendoim (há controvérsias, fique de olho na validade dele)
Alfafa
Pipoca sem sal e sem gordura

Alimentos que não se deve oferecer:
Amêndoas
Sementes de maçã
Comida enlatada
Chocolate
Balas e guloseimas
Salgadinhos
Produtos suínos
Batata crua
Feijão cru
Berinjela
Salsa
Sementes de uva
Abacate (Contém Glicosídeos Cardíacos)
Ruibarbo cru
Folhas de tomate
Laranja ou tangerina (nunca dê alimentos cítricos)
Melancia (contém muita água, o que pode causar diarréia)
Caroço de cereja
Folhas e caroço de pêssego
Caroço de damasco
Limão
Geléias e compotas
Pimentas
Alho
Cebola
Alho poró
Cebolinha
Picles
Pão branco

As agropecuárias e pet shops oferecem uma mistura para roedores.
É facil e geralmente já vem com tudo que eles precisam pra sobreviver, mas é sempre bom cuidar a questão do amendoim, que após algum tempo produz uma toxina chamada Aflatoxina que pode matar o Hamster (eu sempre separo o amendoim da ração dos meus), e adicionar frutinhas frescas, ou até o alimento extrusado, e frutas e legumes desidratadas que também tem pra vender.


Meus Ratinhos - Hamsters Anão Russo

A Partir de uma ideia de meus colegas de serviço, inicio hoje o BLOG dos Ratinhos!!

Aqui colocarei informações importantes sobre HAMSTERS..

Apesar de todo mundo aqui conhecer meus filhotes como "Ratinhos", eles são hamsters da espécie Anão Russo White Winter.

Acima uma foto de alguns de meus hamsters!