sexta-feira, 30 de maio de 2008

Hamsters Sírios e Anao Russo

Bom, sei que já faz algum tempo eu postei um texto sobre as diferentes espécies de hamsters. Mas naquele texto foquei entre as diferenças entre Hamster Anão Russo White Winter, Campbell, e as variações de colocarções destes pequenos. Hoje vou falar um pouco sobre o Hamster Sírio.. (este da foto, que encontrei no bicharada.net)

Já recebi alguns comentários aqui no blog, de dúvidas sobre hamsters, aonde a dona não sabe dizer qual a espécie do seu bixinho, em alguns casos peguei fotos e pude constatar que tratava-se de um Hamster sírio.. Não que eu não possa ajudar por não se tratar da espécie que eu crio, até porque já tive dois Hamsters sírios (um por vez), mas é que eles tem comportamentos diferentes, e não dá pra generalizar na hora de passar a informação que a pessoa precisa né? =)

Hamster Sírio X Hamster Anão Russo

Acho que fotos de Hamsters Anões Russos tem aos montes aqui pelo Blog, todas (ou quase todas) dos meus próprios hamsters, porque não gosto de ficar copiando foto dos outros sendo que tenho minha máquina e meus próprios modelos.. hehe.. As únicas que não sao dos meus são as que falo sobre as outras espécies, que não tenho, e quando coloco fotos de acessórios para hamsters que também não tenho como o próprio Habitrail. Então da pra comparar a foto dos meus, com a foto acima do sírio que postei.

Antes de falar das diferenças, vale ressaltar que eles possuem algumas semelhanças, como o fato de ambas raças serem sociáveis com humanos, e de precisarem dos mesmos acessorios para viver, como gaiola, rodinha, forração, e comerem o mesmo tipo de ração.

Diferenças entre Hamster Sírio e Hamster Anão Russo

Hamster sírio é maior e mais resistente que o hamster anão russo, sendo ideal para presentear crianças, que podem querer pegá-los constantemente na mão para brincar.

Hamster sírio não vive bem em colônias, ao contrário do Hamster anão russo, que pode se adaptar bem a presença de outros hamsters da mesma espécie. O hamster sírio depois de adulto não pode ser colocado no mesmo ambiente que outros hamsters, nem mesmo da mesma espécie, pois são individualistas, e irão lutar pelo território até a morte de um deles.

O casal de hamsters anão russo podem permanecer juntos após a cruza, e inclusive após o nascimento dos filhotes, sendo que o hamster macho até ajuda a fêmea a cuidar dos filhotes. Já o hamster sírio, a fêmea deve ser separada do macho logo após a cruza, e quando os filhotes atingirem os 20 dias e estiverem desmamados, já devem ser separados da mãe também.

Diferenças Físicas:

Hamster Anão Russo:

Tamanho - 10 a 12 cm
Peso - 22 a 28 gramas
Período de gestação - 18 a 21 dias
Média de vida - 1,5 a 2 anos


Hamster Sírio:

Tamanho - 15 a 20 cm
Peso - 2 a 3 gramas (nascimento), 180 a 210 gramas (adulto)
Período de gestação - 16 dias
Média de vida - 2 a 2,5 anos


Espero ter ajudado um pouquinho.. E fico aqui a disposição sempre que precisarem de ajuda, e tiverem duvidas sobre seus Hamsters, sejam eles Hamsters anão russo ou não.. =)

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Glandula de Odor do Hamster

Olá.. =) Eu recebi um comentário no blog, perguntando sobre uma "feridinha" que o hamster macho possui na barriga, e achei uma boa ideia de post, porque eu também tinha dúvidas no começo com relação a ela.. e trata-se apenas da Glândula de odor.

No meu caso, da primeira vez que vi, achei que fosse uma sujeirinha, aí mexi, ví que era durinho, fiquei preocupada achando que pudesse ser um machucado, e até mesmo um tumor.. Perguntei para criadores mais experientes que me explicaram que tratava-se apenas da glandula de odor, e que só os machos possuiam, não precisava me preocupar.

Com o tempo, a medida que fui tendo mais e mais filhotes, pude perceber que todos tem a tal glandula, é extremamente normal.

O que é a Glandula de Odor dos Hamsters

Os hamsters em geral têm uma glândula de odor que produz um fluído usado para criar atração sexual, demarcar territórios e como meio de reconhecer um ao outro.

Como dá pra perceber na foto, circulei a "feridinha" que os hamsters anão russo machos possuem na barriga, a glândula de odor.

No hamster anão russo esta glândula se localiza bem no meio da barriguinha, no hamster sírio essa glândula de odor é uma mancha em cada quadril.

Caso alguem tenha alguma dúvida ou gostaria de saber sobre algum assunto, pode comentar e perguntar aqui que eu fico feliz em ajudar. =)