terça-feira, 15 de abril de 2008

Doencas em Hamster

Olá.. após longo tempo sem postar, me apareceu um tema que acredito que assim como já ocorreu comigo pode causar alguma dúvida em quem tem hamster.. doenças em hamsters.

Hamster Anão Russo pode ficar doente? Claro!... Apenas temos que cuidar alguns sintomas que descrevem o que o hamster pode ter, e ficar atento com os sintomas mais sérios que podem exigir que o Hamster seja levado ao veterinário.

Eu pretendo comentar mais sobre um tipo de sintoma que há um tempo atras um de meus hamsters teve e que me chamou a atenção por eu não saber do que se tratava: Queda de pêlo.

Hamster pode perder pelo por irritação na pele, alergia, deficiência alimentar, sarna. A queda de pêlo é notada quando começam a se acumular pêlos por volta da gaiola.. Aí o pelinho do Hamster começa a ficar ralo.. Nesse caso O ideal? Levar no Dr Vet para ele dizer certinho a causa e poder medicar.. =)

Minha atual hamster matriz (mãe de tdos os outros que tenho) está com queda de pêlo.. também anda fungando bastante, fazendo uns barulhos enquanto respira e tendo uns tremores.. Juntando os sintomas com os que tem na lista lá em baixo: Acredito que ela esteja ressfriada..

Pode ser realmente.. Porque tivemos uma semana MUITO quente, e ela ficava na varanda numa área bem arejada, e repentinamente chegou uma frente fria, os ultimos dois dias foram MUITO frios, choveu MUITO! Então Umidade do ar + Frio = Resfriado.

O que fiz? Levei ela pra dentro de casa, coloquei a gaiola bem protegida dentro de uma caixa de papelão (ajuda a conservar o calor e evita as correntes de ar) e coloquei mais serragem para ela fazer o ninho assim como mais papel picado.. ;) vamos ver se resolve? Se não resolver: Vet Nela.. =)

Queda de pêlo no Olho do Hamster

Eu tenho muitos hamsters, faço criação.. e um dia notei que um dos olhos de um de meus hamsters estava muito lacrimejante, amanhecia colado e tinha secreção.. a essa altura eu sabia já que Inchaço ou vermelhidão nos olhos poderiam ser causados por Alergia, resfriado ou conjuntivite.. mas não era o caso.. o que houve foi que gradativamente o pêlo em volta do olhinho do hamster caiu.. como mostra a foto ao lado.. ficou como uma rodelinha sem pelo em torno dos olhos..

Ocasionalmente um hamster pode ficar com os olhos "grudados", ou seja as pálpebras parecem estar coladas uma na outra. Hamsters idosos tendem a apresentar os olhos "grudados". Muitas vezes isto é causado por alguma coisa no olho do hamster como poeira ou sujeira. Pode ser também que a gaiola do hamster esteja colocada em uma corrente de ar, e então pode ser o sintoma de um resfriado ou alergia. O olho fechado deve ser limpo com um pequeno pedaço de algodão molhado em água morna. Isto geralmente é suficiente para abrir o olho, mas senão der certo, tente separar as pálpebras suavemente.

Ocasionalmente um hamster pode perder um olho devido a um acidente ou doença, ou a visão pode ir desaparecendo devido a uma deformidade genética. A perda de um olho ou a cegueira não afetam muito os hamsters, pois a sua visão é muito pobre e êles dependem principalmente do olfato e da audição.

Solução do Problema dos Olhos do meu Hamster

Bom, voltando ao meu caso... O que aconteceu depois? NADA.. isso mesmo, o pêlo voltou a nascer, e nunca mais aconteceu denovo, com aquele hamster, mas já aconteceu com outros.. Não acredito que seja transmissível, porque tenho gaiolas separadas e já aconteceu com hamsters que nunca tiveram contato entre si, acredito que possa ter sido algum tipo de alergia.. ou poeira, sujeira, enfim...

Como perguntei a outros criadores de hamsters e já havia ocorrido com eles também, sem nenhum tipo de efeito colateral, esperei e constatei que realmente meu hamster voltou ao normal.. Saudável..

Entre os motivos que podem causar alergia no hamster: A serragem de cedro pode causar reações alérgicas, bem como problemas respiratórios nos hamsters e não deve ser utilizada. É preferível utilizar a serragem de pinho, ou de madeiras mais duras, ou então serragem feita de papel. A alimentação também pode causar alergia, se foi feita a troca da marca da ração, ou foi dado algum alimento novo ao hamster, pode ter sido isto. Eu acredito que tenha sido algo da alimentação, pois nunca usei cerragem de cedro, alias, no verão uso apenas areia de gato incolor e sem cheiro + papel picado.. Serragem apenas no inverno..

Sintomas de um Hamster Saudável

Hamster saudável e jovem geralmente apresenta: focinho seco, olhos brilhantes, orelhas em pé, pelos sem falhas brilhantes e macios, corpo cilindrico, grande apetite, olhos e orelhas sem secreção, respiração calma e não barulhenta.

A Velhice pode ocasionar: perda de pelo, se alimentar menos, dormir mais, e parecer mais fracos e lentos.

Abaixo uma pequena lista de sintomas e prováveis causas:

Sangue na urina:
Fungo Aspergillis, infecção na
bexiga e nos rins

Fezes moles:
Fungo Aspergillis, diarréia, wet-tail

Sede excessiva:
Infecção na bexiga ou nos rins,diabetes

Coçar-se excessivamente:
Alergia, parasitas, dermatoses

Micção excessiva:
Fungos Aspergillis, infecção na
bexiga e nos rins, diabetes

Falta de coordenação motora:
Infecção no ouvido, hemorragia cerebral

Falta de evacuação:
Constipação

Caroço:
Abcesso, tumor

Secreção nasal:
Alergia, resfriado

Lesões na pele:
Sarna, mancha-no-quadril,dermatoses

Letargia profunda:
Fungo Aspergillis, desidratação,
hibernação, infecção dos pulmões,
choque, prostração pelo calor

Tremores:
Resfriado, choque, infecção dos
pulmões, prostração pelo calor

Espirros:
Alergia, resfriado

Perda de peso:
Diabetes, problemas dentários

Dificuldade na respiração:
Alergia, fungo Aspergillis,
resfriado, infecção dos pulmões

Mesmo sabendo disso, quem não é veterinário não sabe como resolver a maioria destes sintomas né? Então.. assim como eu procuro sempre a orientação de outros criadores sobre o que realmente pode ser sério e que eu devo me preocupar realmente, e coisas como alerias que podem ser resolvidas trocando a serragem, fica aqui o relato de uma criadora, que troca experiência com outros amantes de Hamsters, mas que deixa sempre o aviso: NUNCA, em hipótese nenhuma dê algum medicamento ao Hamster por conta própria, apenas o Dr Veterinário pode fazer isso.. Isso pode ser fatal pro seu animalzinho. ^^

Procure ler aqui, e tentar entender o que seu hamster tem, para ver o quão sério pode ser, e até aonde você mesmo pode ajudar ele.. =)

Qualquer dúvida ou sugestão de tópico, comente aqui! :)

72 comentários:

Meu Hamster disse...

Olá Yasmini!

Primeiramente, gostaria de parabenizá-la pelo blog. Adorei a iniciativa e, principalmente, o conteúdo!
Acabo de comprar meu primeiro casal de hamsters anões russos e ando lendo tudo o que posso para deixá-los a vontade na nova residência.
Tenho algumas dúvidas e talvez você possa me ajudar:
De quanto em quanto tempo devo limpar a casinha? Trocar a serragem e limpar a gaiola?
Quando dou banho com o pó, devo jogar o que resta fora ou é utilizado nas próximas vezes?
O macho não é tão ativo quanto a fêmea, mais paradão, pode ter algo de errado ou pode ser apenas o comportamento dele mesmo?
Muito obrigado e continue postando, vou virar leitor assidúo agora.

Meu Hamster disse...

Olá Yasmini!

Fui alimentá-los com maçã e quase perdi os dedos... não comeram quase nada, acho que já estavam morrendo de fome e começaram a comer meus dedos hehehe... você possui MSN?

Unknown disse...

Olá Boa noite

Estou com um problema com meu hamster fêmea. Estou preocupado. Ela era muito afoita, andava pra lá e para cá muito rápido. ultimamente ela está muito quietinha, com o olho fechado sempre, so abre quando pegamos nela, e está respirando ofegantemente, toda hora. ela fica paradinha, com o olho fechado e somente respirando, rápido. Notei que ela perdeu um pouco de pelo, na cauda e abaixo das pernas. Eu crio meus hamster anao russo soltos no meu quarto e os alimento com ração para roedores e dou frutas como maça e melão. Tb dou alface e pedacinhos de biscoitos doces ou salgados. Nunca teve isso, mas agora ela está estranha. Sabe o que pode estar acontecendo? Um forte abraço e muito obrigado pela atenção.

Dora disse...

Bom dia! meu hamster está com um dos olhos cobertos e inchados por uma película, dando a impressão q o olho saltou pra fora. fiz uma limpeza com algodão embebido em água boricada e percebi que no canto do olho tinha uma ferpa e a retirei. ele está mto triste, magrinho e percebi que tinha fezes paradas no ânus, tb vi que está esbranquiçado em volta da vagininha. Não sei o que houve com ela e tb nao posso leva-la ao veterinário agora. Ela tem 1 ano e 2 meses e é muito dócil. Agora ela nao quer mais comer e anda com dificuldade e nao gira mais na rodinha. Ela se alimenta de sementes de girassol. Caso você tenha alguma idéia do que seja e tb alguma solução, por favor, me responda. obrigada!!

Unknown disse...

Maria, creio que esse blog tenha sido descontinuado pela dona. Não obtive respostas para o meu problema... o meu hamster acabou morrendo.

Levei ao veterinário, ele receitou uns complexos vitamínicos, fiquei dando alguns dias.. Mas certa noite, vi que o hamster andava com muita dificuldade e tremia.. Previ a sua morte e o deixei protegido e coberto com um paninho que eu usava em noites frias nele.

Enfim, no dia seguinte quando acordei, percebi que ele não se mechia mais e concluí que ele tinha morrido.

Esses animais são muito frágeis. Por mais que sejam dóceis, eles não podem sair da gaiola, pois se machucam e come qualquer coisa que lhes pareçam agradável, seja no chão ou onde estejam andando.

Unknown disse...

Ola!!
Bom algumas duvidas minhas foram bem esclarecidas no blog, porem infelizmente ainda naum conseguir descobrir o que meu hamster tem pois nenhuma das doenças que eu li se parece com a que ele tem. Espero que voce possa me ajudar, meu hamstes esta com o bumbum inchado e com sangramento no anus esta todo mole e só quer dormir e esta tambem com os olhos grudados, naum sei o que pode ser porque a rotina dele continua a mesma.
Desde ja vlw!!!

mariab disse...

Olá!

Eu não sei a idade do hamster chinês que dei para minha filha, pois quando comprei ele já era adulto e parecia, comparando com os que eu já tinha, um pouco velho.Agora dois meses depois ele perdeu muito peso e está com um inchaço embaixo do queixo e nos lábios, enorme. Parece aquela doença bócio.Ele não consegue se alimentar nem tomar água direito, então eu coloco com uma seringa na boquinha dele que está quase que totalmente fechada pelo inchaço.Não posso levá-lo a um veterinário e não sei mas o que fazer para ajudá-lo.Estamos muito preocupadas,alguém pode nos ajudar?
Desde já agradeço.

paula_lc disse...

OII, PRECISO DE AJUDA!!!



TENHO 6 HAMSTERS, MAS UMA DELAS TAH DOENTINHA, NAUM SEI O QUE ELA TEM.. É A MAIS VELHA ENTRE ELES. FOI A PRIMEIRA!

ME AJUDEM... ELA ESTA COM A BARRIGUINHA MTO VERMELHA, INCHADA, PERECE ESTAR MOLHADA, MAS COM MENOSSS PELO DO QUE ELA TINHA.

O CHEIRO ESTA BEM FORTE. UMA COISA MTO ESTRANHA, NA PARTE DO RABINHO TAH ACHATADO SABE, ELA N ENCOSTA A PARTE TRASEIRA QDO ELA SENTA ( COMO FAZIA ANTIGAMENTE) ELA TAH COMENDO BEM POUCO.

PEGUEI O BEBEDOURO DELES DEI PRA ELA, ELA FIKOU MTO TEMPO BEBENDOO. MAS COMIA BEMM POUCO, ELA ESTA MTO MAL,

ME AJUDEM.

EU SEPAREI ELA DOS OUTROS, DEIXEI ELA NO ULTIMO ANDAR DA GAIOLINHA, MAS PREPAREI DO MSM JEITO Q ESTA NOS ANDARES DE BAIXO. ELA FICA ENROLADINHA NO PANINHO OU DENTRO DA RODINHA9QDO CUBRO A GAIOLA)

BOM EU IMPLORO. ME AJUDEM. A CONSULTA AKI EM UM VETERINARIO É 80,00 EU N TENHU CONDIÇOES PARA ISSO, TENTEI JUNTAR ESSE DINHEIRO, MAS N TENHO O SULFICIENTE AINDA. TEMO QUE QDO EU CONSIGA O DINHEIRO SEJA TARDE.

POR FAVOR ME AJUDEM. OBRIGADA

Unknown disse...

Ola!
Quando viajei deixei meu hamster com uma amiga, so q quando voltei ele naum apresentava nenhum problema, a noite quando fui ver ele, ele tava com um olhinho grudado, ai eu passei agua e soltou!
Tres dias depois meu pai comentou q naum viu ele andando na rodinha a noite e como meu pai fica ate altas horas acoradado ele ve meu hamster andando na rodinha!
Hj eu troquei a serragem, limpei a casinha dele, coloquei o pozinho de dar banho nele, e quero ver se ele melhora!
Outra coisa q eu percebi nele foi q os orgaos genitais dele, estavam inchados, naum sei oq eh.
Se vc puder me ajudar aqui esta meu msn:jujunvm@hotmail.com

mais opçoes disse...

oi e o ze meu hamster femea esta com queda de pelo mas so em uma parta e perto do fucinhoa so que pelo oq eu vi ela esta saudavel. sera velhice ou oq?

Paolla Santiago disse...

oi, comprei dois hamsters e botei os dois juntos, eles brigaram e o macho caiu da caixa onde estava ele ficou com um inchaco ao redor do anus e a femea ficou muito quieta e com uma secreção amarela

Stéfani Inouye de Paula disse...

Olá Yasmini!

a mais ou menos quatro meses atrás, eu comprei dois hamsters, mas depois de um mes um deles morreu. Depois de dois dias comprei outro, só que agora o mais novinho aparentemente está gripado, o que eu faço agora? Existe alguma vitamina para esse tipo de animalzinho? Muito obrigado...!

Stéfani Inouye de Paula disse...

Ahh... me esqueci...

Se você poder me responder eu adoraria aqui esta meu msn:

stefani_inouye@hotmail.com

Quezia disse...

Estou criando o meu primeiro hamster desde de abril do ano passado. Li todos os artigos do seu blog e vi que vc sabe muito sobre hamster. O meu hamster é um anão-russo, fui enganada achando que era um chinês, igual vc disse em um de seus artigos. Lavei a gaiola normalmente na quarta, coloquei ração com frutas secas da Zoofood, tudo normalmente. Quando foi domingo agora identifiquei um caroço roxo entre os braços superiores e perda de pêlo embaixo dele próximo as patas traseiras. Terça - verifiquei que ele estava se coçando muito. Quarta - lavei a gaiola, esterilizei com água quente e comecei a dar comida fresca (brócolis, melão, papinha de maçã e banana, alternando os dias) e a ração. Mas ele continua se coçando e perdendo pêlo, o caroço não cresceu. Ah, ele está ofegante. Gostaria de uma opinião sua. O meu e-mail é: quezia@gmail.com. Obrigada!

Alê Brasil disse...

Olá, a pouco tempo comprei um casal de hamster anões russos, a femea já deu cria, fiz tudo como deveria, mas depois de 25 dias a mãe começou a bater nos filhotes, ai separei ela dos filhotes, coloqueio o pai junto e não houve problemas, porém agora faz uns 15 dias q ela está em uma gaiola separada e seus pelos estão ficando totalmente brancos, isso é sintoma de alguma doença, troca de pelo, sabe me dizer o que pode ser. Obrigado desde já;

JT disse...

Oi YASMINI!
Hoje é um dia muito trite para mim,minha hamster morreu por culpa minha.coloquei a gaiola no sol e ela pra fugir do calor foi para baixo da casinha e se trancou entre a casinha e a proteção de plastico da gaiola,foi coisa de dez minutos entre uma olhada e outra que dei,ela estava toda babada (vomitada) e com o torax inchado.gostaria de saber se ela pode ter sofrido algum ataque em virtude do calor.me ajude a entender a morte da minha filha!

xtrosy disse...

Olá Yasmin. Tenho 4 hamsters, e um deles que comprei recentemente, filhote ainda, veio com um olho fechado. Somente um. Já tentei isso de água morna, já abri o olho dele, e abriu mesmo. mas depois volta a fechar. O que será isso?
PS: Muito útil o blog. :)

Karina disse...

Parabéns pelo blog, o conteúdo é incrível e está me ajudando muito! Gostaria de saber o que meu hamster chinês tem, e se posso ajudá-lo de alguma forma. Esses dias fui pegá-lo na gaiola e ele estava quietinho. Achei estranho, pois ele costuma ser muito esperto e brincalhão. Notei também, que havia um inchaço abaixo do olho. Logo depois, vi que ele estava com um tipo de película avermelhada no cantinho do olho, e este, estava lacrimejando. Procurei informações na internet e então, li sobre um possível resfriado. Estou com medo que seja mais grave do que um simples resfriado. Talvez uma infecção ocular ou até mesmo, um tumor. Não posso levá-lo ao veterinário agora, por isso queria saber se existe alguma forma de "curá-lo" eu mesma. Por favor, não sei o que fazer. Estou aflita! Me ajude, se for possível. Obrigada!

Klarosk'taís disse...

Olá Yasmim.
Antes de mais nada, aguardo respostas ok?@!
Parabéns pelo blog.
Tenho uma hamster chinês que já está fazendo 1 aninho.Há umas 2 semanas atras eu percebi q seu olhinho direito estava meio fechadinho.Passei algodão com água morna e não melhorou.Ontem quando fui vê-la, o olho está totalmente seco e fechado ou seja, cega de um olho.Estou triste e preocupada com isso.Sabe o q pode ser?
Obrigada

Unknown disse...

Oi gente, eu gostaria de uma ajuda urgente de todos vocês!!! meu hamster está com costipação, as fezes dele são pequenas e durinhas e algumas vezes moles...o anus tá inchado e ele só fica debruçado no pote de comida (acho que se encostar no chão deve doer devido ao inchaço)...eu dei soro caseiro, maçã...mas não sei o que fazer....pesquisei em varios sites e blogs...mas nada se aprofunda ou aponta uma solução..um remédio!! Por favor gente me ajudem não quero perder meu hamham...ToT

Unknown disse...

Ah...qualquer coisa me respondam aqui mesmo no blog ou no meu e-mail cy_roses@hotmail.com

Unknown disse...

OI..
Meu hasmter esta com um olho todo para fora, não sei oq fazer.. onde moro nao tem bons veterinarios.. alguem pode me ajudar!??!

Brigada

.Leticia.* disse...

Poooor Favooor me ajudee!

Sou uma irresponsável, fiquei uma semana sem trocar Comida,lavar os objetos do meu Hamster, e só troquei a água.
Agora meu hamster está com respiração forçada, as patas sujas, e lento. Quando encontrei ele, estava com os olhos fechados, cudadosamente abri, e finalmente ele conseguiu comer. Desesperada, lavei as coisinhas dele e dei banho com um pozinho apropriado. Amanhã (dia três)é votação, e nenhum veterinário atende, não sei o que fazer!
Por Favor, me ajude, o que devo fazer? Me responda até amanhã urgente *-*

Obrigada :D

Unknown disse...

Oi. Parabens pelo Blog. Eu tenho um problema com meu hamster chinês. De algum tempinho pra cá ele tem estado estranho. Ele fica dando uns gritinhos (parece aqueles patinhos de borracha)Eu e minha mae tentamos ver o que era mas ele nao deixa. Parece que os dentes estao grandes e estao machucando ele. Minha mae passou a mao na bochecha dele e tirou de lá uns 17 graozinhos (Eu sei que nao deveriamos fazer isso mas ela estava louca, quase chorando) depois disso ele ficou melhor mas continua dando aqueles gritinhos estranhos....

... Ja nao sei o que fazer.


Se puder me ajudar...
patrickkortkamp@hotmail.com

Agradeço.

Luíza disse...

Olá !
Estou muito preocupada c/ o meu hamster pois ele ERA muito ativo, ficava correndo de um lado para o outro na gaiola, corria na rodinha... Agora ele fica paradinho num canto com o olinho fechado, e dorme o dia todo ! Quando eu pego ele na mão ele não abre o olinho ! Como hoje é sabádo,eu tive que sair...E antes de eu sair, fui olhar como ele estava e ele estava daquele jeito que te descrevi ! Tentei leva-lo no veterinário, mas era tarde demais e o veterinário já tinha fechado...! Foi uma pena !!! Peguei um pequeno pedaço de algodão e pus água boricada, mas parecia que o olho dela tinha saido fora ! Então eu fiquei desesperada e comecei a chorar... Todos me ajudaram a limpar o olinho dele,mas não conseguimos abri-lo.! Agora são 7:45 e ele está com o olho fechado novamente ! Por favor me ajude com o problema !

Luíza disse...

Olá !
Estou muito preocupada c/ o meu hamster pois ele ERA muito ativo, ficava correndo de um lado para o outro na gaiola, corria na rodinha... Agora ele fica paradinho num canto com o olinho fechado, e dorme o dia todo ! Quando eu pego ele na mão ele não abre o olinho ! Como hoje é sabádo,eu tive que sair...E antes de eu sair, fui olhar como ele estava e ele estava daquele jeito que te descrevi ! Tentei leva-lo no veterinário, mas era tarde demais e o veterinário já tinha fechado...! Foi uma pena !!! Peguei um pequeno pedaço de algodão e pus água boricada, mas parecia que o olho dela tinha saido fora ! Então eu fiquei desesperada e comecei a chorar... Todos me ajudaram a limpar o olinho dele,mas não conseguimos abri-lo.! Agora são 7:45 e ele está com o olho fechado novamente ! Por favor me ajude com o problema !

Guilherme disse...

olá eu tenho 4 hamsters chineses e 1 sírio.Um dos meus hamsters chineses esta com uma avermelhidão em volta de um dos olhos e na região do traseiro esta tipo que raspada,sem pelos,vermelha e cheia de secreção.Na região atras do braço direito esta com um grande caroço(o caroço,eu acho que é uma doença mesmo e pode ser transmitida pois todos estão com isso).Eu queria uma ajuda o mais rápido o possível.

Valeu!!!!

Meg disse...

Boa noite!
tenho uma hamster, não sei oq ela tem, to desesperada! no começo ela tava com um dos olhos fechados.. ate coloquei soro e tal, mas ai esse mesmo olho foi ficando inchado e houve uma perda de pêlos... ta feia, deformou o lado do rosto dela tadinha! oq pode ser? obrigada!!!

Meg disse...

ah, por favor, vc pode me respoder pelo email: maga-lira@hotmail.com

muito obrigada! aguardo!!!
;))

Dudek disse...

Meu hamster está com as patas inchadas da frente, e a cabeça também
o que pode ser?

Cristiane Nascimento disse...

, Oiee Meu nome é Cristiane , queia ajuda.

Eu tenho 5 Hamster e um deles que é o mais novo está muito diferente ele começou a comer menos e a andar devagazinho nao sei o que ele tem acho que o pelo das pertinha dele esta caindo ele ficou um pouco magrinho também não sei o que fazer nao quero que ele morra , ele só quer saber de durmir , nem brinca mais ,
Alguém me ajudar POR FAVOR !

Creative Pet disse...

Ola, meu hamster esta com o bumbum inchado(aqulas duas bolinhas que tem perto do rabo)e eu nao sei oque é...ta mto grande(mais neem tanto rs)
Poderia me ajudarr???

Kurenai disse...

Olá Yasmini!!!
Ganhei um hamster anão á uma semana, ele está esperto e ativo, só que ele veio com os olhos inchados e lacrimejando...estou a passar soro fisiológico, só que o pelo ao redor dos olhos começou a cair não sei oq fazer, será que vc poderia me dar uma ajudinha...parabéns pelo blog, aguardo respostas, desde já agradeço pela sua atenção...bjs!!!

Anônimo disse...

ola yasmini
ganhei um desses e opelo cai e tem um inchaço nele oq eu faço

Rachel disse...

Comprei um hamster anão-russo há 4 dias. A moça que me vendeu disse q ele tem 4 meses e não explicou o motivo da venda. Eu comprei, com dó do bichinho. Achei ele um pouco magro e com os olhos pouco abertos. Pois bem, no dia que ele chegou, ficou todo animado com a gaiola nova, correu na rodinha bastante, brincou na serragem. Ótimo! Depois, no dia seguinte ele acordou com os olhos mais fechados (o direito ele abre com mais dificuldade), ele bebe muita água, mas só dorme o dia todo e não quer mais brincar. Me disseram que poderia ser o inverno, poi no frio eles se hibernam, mas o outro hamster que tenho abre bem os olhos, brinca muito, corre, come, só não bebe muita água. OU seja, será que ela me vendeu uma hamster idoso, sem energia para brincar? Ou será que ele tá doente? Ele só acorda pra comer e beber água, mais nada... o que pode ser, alguém sabe? Obrigada

Biel Pet disse...

minha hamister apareceu com uma perna muito inchada com pus o que devo fazer pelo amor de deus estou com muita pena dela

Renato Vieira disse...

Olá, meu Hamster ainda e novo, porém ele apareceu com um machucadinho na patinha de trás e parece que tem umas bolinhas vermelhas também. Parece que ele fica roendo as patinhas, todas as 4 como se estivessem coçando.O que pode ser e o que eu devo fazer? Alguém já passou por isso?

Sara Leonor disse...

Ola Boa noite. Eu tive a ler o seu post no blog, e como é criadora de hamsters pensei que poderia ajudar-me. tenho um hamster, e não sei se é macho ou fêmea, e reparei que a parte genital dele/dela está super inchada! Está inchada, saida para fora e cor de rosa. Pode me ajudar? Tive a ler a lista de sintomas e as causas, mas não vi genitais inchados.
Ele/ela continua com grande apetite, bebe água, e é activo.. Aguardo resposta

Fernanda Loschi disse...

Minha hamster está andando de lado não consegue equilibrar...o que pode ser?Me ajudaaa

Renato Vieira disse...

Fernanda, será que ele não quebrou uma pata? veja se esta comendo, bebendo, seria melhor deixar ele em um nível só para que ele não suba pro outro andar da gaiola (caso seja de 2 ou mais andares) para não machucar mais. Eu tive um que quebrou duas patas de uma vez, ainda novo, achei que estava doente, ai dei uma pesquisada e vi que quando quebram a pata ficam mais queto, andam com dificuldade, ai a gente que tem que ficar de olho pra comerem e beber aguá já que sem as patinhas em pleno funcionamento eles tem dificuldade. No meu caso por exemplo ele tinha quebrado a patinha da mão esquerda e a perninha direita. Se for isso ele vai curar sozinho se vc ficar atenta se esta alimentando e comendo e se tiver mais de um, se não o estão machucando. O meu depois recuperou, porém ficou meio tortinho, mais fique de olho com outras coisas como se esta fazendo o cocozinho normal, etc,etc, respiração e por ai vai.

Unknown disse...

Olá, meu hamster tem 1 ano e 4 meses e apareceu um probleminha nele, ele está com uma das vistas colada, a barriga muito inchada, andando com dificuldade e reparei tbm que saiu um liquido meio avermelhado debaixo dele, acredito que seja da urina! oque pode ser? Ele naum sai da casinha, apenas para comer! Ele ainda está se alimentando, mais está muito fraquinho! Preciso de ajuda!!!
Obrigado!!!

Renato Vieira disse...

Procura um veterinário pois isso parece ser alguma infecção

Unknown disse...

bom dia tenho um casal de hamster, porem notei que lels estao ficandi muito molhado axo que e da urina deles antes eles nao ficavam asim o q pode ser

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, Meu hamster deu a mesma coisa dá a impressão que um olho é menor que o outro e em volta está meio vermelho e está muito lacrimejante, tem algo que eu possa fazer como passar água ou soro fisiológico? Ou passa com o tempo ?

Renato Vieira disse...

Acredito que seja conjuntivite, não sei se pode passar algo mais acredito que passa sozinho se manter limpo a gaiola. Eu troquei a serragem dos meus e deu reação alérgica, deu uma carne esponjosa dentro do ouvido, e ficou com a barriguinha e as pastas vermelhas e inchado, foi eu trocar e voltar pra serragem de antes que voltou ao normal uns 3 dias depois. Agora um esta com a barriga vermelha e inchada, até atrapalha a andar, isso não sei o que é, mais como, bebe água normalmente mais fica mais queto pq andar incomoda.

rabisco disse...

Boa noite, eu tenho um hamster chines,ontem de manhã fui mexer com ele e notei q ele estava estranho, não conseguia se virar e levantar, virei ele e ele se sentou mais uma das ´patinhas estava encolhida,agora ele só dorme ou fica deitadon otei q ele arrancou os pelinhos da patinha e tem dificuldade em se virar estou dando a gua e comida pra ele e observo ele, notei q ele esta sentindo dor pois a respiração esta ofegante, não posso pagar 150 reais em uma consulta no veterinario, mais uma veterinaria estava me ajudando mesmo não conhecendo nada de hamster ela procurou ajuda e o maximo q conseguiu foi um remedinho pra ele não sentir dor, mais estou muito preocupada pq ele esta dormindo muito, não consegue se virar pra ficar de pe, eu viro ele e ele fica pouco tempo e deita, por gentileza quem souber de alguma coisa pra me ajudar, eu agradeceria, pois eu gosto muito dele ele tem 9 meses, e era totalmente ativo, obrigada

Renato Vieira disse...

Olá, será que ele não quebrou a patinha? Eu tive um que aconteceu algo assim, ele tinha quebrado uma patinha traseira e uma dianteira. Agora, observe se não está com a barriga muito inchada ou algo do tipo que esteja impedindo de caminhar, porque se for isso ai já deve ser algum problema. Eu parei de criar pq aqui na minha cidade não tem veterinário que saiba cuidar e todos que tive tiveram um problema diferente. Uma vez deram alergia com a serragem, ai inchou um pouco a barriguinha, caiu os pelos das patas e da barriga e ficaram avermelhados os locais e com uma feridinha, eu troquei e rapidinho já voltou o normal, mais foi a única coisa que consegui identificar e tratar. Se for só a patinha quebrada mesmo é só garantir água e comida até ele se recuperar. Vai sarar sozinho e ele vai se acostumar com a patinha defeituosa.

Unknown disse...

Meu hamster Anão russo (macho) esta soltando muito pelo e a seu anus ta echado oq faso????

Renato Vieira disse...

você fez alguma mudança na gaiola dele? serragem? mantem limpo? Pode ser uma alergia.

Unknown disse...

Meu Hamster tem cerca de 45 dias... Comprei fazem 3 dias.. Não abriu o olho ainda.. Abri o olho dele e limpei com soro hj... Não está com aparência feia..... É tão fechado que parece que não tem olho.... O Hamster é totalmente ativo...
Alguém pode me ajudar a descobrir o que é...

Unknown disse...

queria ajuda de vcs o meu ramster esta com a barriguinha muito inchada estou preocupada alguem pode me ajudar kelly aguardo comentarios
obrigada

Unknown disse...

queria ajuda de vcs o meu ramster esta com a barriguinha muito inchada estou preocupada alguem pode me ajudar kelly aguardo comentarios
obrigada

Renato Vieira disse...

Kally, já aconteceu isso com o que tive, porém não descobri a causa, se estiver acompanhada de queda do pelo, é a serragem que esta dando alergia, ai é só trocar pra outro tipo ou pode ser outros elementos onde ele passa a barriga que pode estar dando alergia. Agora, se não estiver esta questão da queda dos pelos, se na sua cidade tiver um veterinário que atenda pequenos portes, leve lá e veja se descobrem. Aqui não tinha e não consegui descobrir a causa, a barriguinha dele inchou muito e foi só piorando.

katiangeldreams disse...

Por favor, será que alguém pode me ajudar...
Minha hamster está toda molinha e com sangramemto pelo anus e inchado, está dormindo muito, não consegue comer e beber nada.
Estou temendo o pior, não sei o que fazer...
Aqui aonde eu moro, poucos veterinários sabem cuidar de animaiszinhos exóticos.
O que eu faço.???

katiangeldreams disse...

Estou muito triste, lamento informar, minha pequenina Tsubaky morreu.

Unknown disse...

O olho do filhote do meu hamster saiu para fora oque eu faço ?

lalinha disse...

Olá Boa tarde.
Muito preocupada cm minha hamster pois ela fica cm a calda molhada e olhos lacrimejando e agora tem um caroço entre a pele dela parece um tumor de liquido. O que faço fazer? Ela é uma anão russo

Alice disse...

Meu hamister esta cm as patinhas da frente inchadas oque faço

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meu hamister apresenta dificuldades para andar anda meio de lado, e muito quietinha, tentei colocar ela ou ele para reproduzir maso outro bichinho machucou a orelha e tentou mata-la então devolvio o outro hamister e fiquei só com o meu mesmo. Ele, ou ela come direitinho, bebe água normal, só fico preocupada porque ela dorme muito e tem dificuldade para andar . O que pode ser?

Unknown disse...

Olá
Primeiramente vc só deve dar algumas frutas e legumes só
Se eles comerem outra coisa ao passar do tempo 3les morreram
Segundo seu hamster deve está doente , quando vc n saber oq fazer , leve o ao veterinário de animais exóticos ,

Unknown disse...

Bom dia..Primeiramente queria falar parabéns pelo blog..
E segundo é que comprei um hamster faz pouco tempo e perceber algumas coisas estranhas no meu hamster..
Minha bebê, era branquinha com algumas manchas cinzas, so que agr ela mudou e ficou mais escura e isso é normal? Ja pesquisei na internet e nada fala disso..
Percebi tbm que parece que alguns pêlos estão caindo, ela está comendo pouco e não se exercitar tanto mais, o que poderia ser? So as vezes que ela está animada e outras não..Sera que é o começo de uma diabete?
Queria uma ajuda...
Se me responder, eu agradeço ♡

Unknown disse...

olá tenho um hamster anão russo eu resgatei ela pq era a única como o siguente problema um dos olhos está muito inchado e com secreção achei que tinha perdido o olho mais não eu limpei com soro fisiológico e agora consegue abrir um pouco mais nao sei o que fazer com o inchado dei vitaminas e só alguém pode me ajudar ??

Unknown disse...

olá tenho um hamster anão russo eu resgatei ela pq era a única como o siguente problema um dos olhos está muito inchado e com secreção achei que tinha perdido o olho mais não eu limpei com soro fisiológico e agora consegue abrir um pouco mais nao sei o que fazer com o inchado dei vitaminas e só alguém pode me ajudar ??

Unknown disse...

olá tenho um hamster anão russo eu resgatei ela pq era a única como o siguente problema um dos olhos está muito inchado e com secreção achei que tinha perdido o olho mais não eu limpei com soro fisiológico e agora consegue abrir um pouco mais nao sei o que fazer com o inchado dei vitaminas e só alguém pode me ajudar ??

Unknown disse...

olá tenho um hamster anão russo eu resgatei ela pq era a única como o siguente problema um dos olhos está muito inchado e com secreção achei que tinha perdido o olho mais não eu limpei com soro fisiológico e agora consegue abrir um pouco mais nao sei o que fazer com o inchado dei vitaminas e só alguém pode me ajudar ??

Rayssa disse...

Olá , meus hamster russo esta perdendo peso e pelos e tambem esta com o seu penis para fora nao entra mais na cavidade o que eu posso fazer por favor

Unknown disse...

Meu hamster olá eu não sou a Yasmin mais sei a resposta para suas perguntas limpar a casinha trocar a serragem e limpar a gaiola vc faz isso tudo junto uma vez por semana mais se precisar como o hamster tem muito odor ai vc decide banho em pó para hamster e muito perigoso pois ele pode inalar o pó intoxicar e ficar com alergia e com respiração o ofegante então não rrecomendo voçe a dar banho nele ate porque ele soa animais limpos ele toma banho como os gatos no meu eu do banho nele 1 vez em cada 3 meses mais de água mesmo e cuidado para não cair nas orelhas . e normal a fêmea ser mais ativa do que o macho



Tchau. espero ter ajudado 😉😄✋

Unknown disse...

Olá meu pequenino esta co. Um dos olhos esbranquecado. E nao sei IQ fazer vc pode me ajudar

Unknown disse...

Meu hamster...estou muito triste.naceu uma carne crescida no pezinho dele e que aumenta a cda dia...eu nao sei o qud fazer ele fica mordendo com certeza deve doer...e uma carne feia enorme..que tomou conta do pezinho. Todo me ajudem por favor

Unknown disse...

Olá, estou com o mesmo problema com meu hamster. Será que você poderia me dizer o que houve com seu hamster? Desde já agradeço.
Meu gmail é esse: henriqueneves.lourenco@gmail.com
Obrigado