quinta-feira, 24 de abril de 2008

Comportamento do Hamster Anao Russo

Bom.. hoje a postagem não é muito alegre.. estou tentando entender um pouco mais sobre a "colônia" de hamsters..

Eu tinha a mãe dos meus filhotes separada porque ela começou a brigar com eles quando eles cresceram.. Então pensei: Ela quer dar independencia para eles, então cada vez que eles vão em cima dela, ela briga.. Até porque dentinhos afiados tentando mamar nela sem necessidade realmente deviam machucá-la..

Então, separei a mãe dos filhotes, coloquei todos em uma gaiola separada, e comecei a estudar..

Aos poucos, aquela coisa de "seleção natual" começa a tomar forma.. Alguns hamsters cresceram mais, se alimentavam melhor, porque eram mais fortes.. enquanto dominavam os menores e mais fracos que comiam menos e consequentemente ficavam cada vez menos aptos a competir com os outros.. Apesar de alguns bons esforços para alimentar os menores sozinhos, não tive sucesso e por fim, a colônia realizou a sua "seleção natural" e o mais fraco morreu..

Uma vez lí que a espécie de Hamster Anão Russo White Winter, ou mesmo o Campbell, Hamsters Anões Russos em Geral.. seriam facilmente criados em colônias.. Mas ninguém nunca mencionou que eles se matam né?

Eles convivem bem, Se limpam as vezes, brincam uns com os outros, e acho até bonitinho a forma como dão um jeito de correr na rodinha em duplas... mas os meus pelomenos também brigam!

A solução que encontrei temporariamente para dar fim com as briguinhas que andavam acontecendo, foi separar a única fêmea da ninhada, coloquei ela em outra gaiola, e deixei apenas os 3 machos restantes alí.. imaginei que o CIO da fêmea estivesse gerando disputas por ela..

Mas eles ainda brigam.. vou ver até que ponto agora.. Já tentei separar o brigão.. mas outro toma a liderança e começa a brigar com os demais.. e nesse ponto eu fico pensando.. Aonde foi que eu errei? ¬¬ Se todo mundo diz que é capaz de criar em colônias, e que eles se dão super bem.. Eu consegui a façanha por 5 meses.. mas agora acho que estão adultos e querendo seu espaço.. (a gaiola eh grande suficiente para todos) e brigam entre si.. =/

Se alguem tiver alguma dica, sugestão, ou complemento a minha tentativa de entender mais sobre o perfil Comportamental dos Hamsters, aceito a troca de experiências.. =D

33 comentários:

Meu Hamster disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meu Hamster disse...

é... pelo menos só brigam entre si, agora os meus aprenderam a me morder e não fazem outra coisa, nem consigo os segurar na mao pq mordem :S Minha mão não estava com cheio de comida nem nada. não sei o que está havendo.

Aglaya disse...

Primeiramente adorei conhecer o seu blog, tem varias informações que ajudam muito.
Eu sou dona de 8 bbs,rs
Estou atualmente com uma gaiola que fica o macho (pai) outra gaiola com dois filhotes machos ( da primeira gestação) e outra gaiola com a mãe e mais quatro filhotinhas que têm duas semanas, estão se dando bem ate o momento pois ainda ñ estão mordendo a mãe na hora de amamentar, mas assim que tiverem a idade certa vou ter que dar para alguém, meu apto ñ tem espaço pra tanto bb..rsr
O pai esta com uma feridinha na bariga que esta me deixandopreocupada e o veterinario daqui nem spube me dizer o que é,vc por acaso saberia me dizer?è uma feridinha que tem uma casaquinha branca ja seca mas ñ some...

Muito obrigada desde já pela atenção´o meu e-mail é magdacristina07@yahoo.com.br ou pode me add no msn é
ma22003@hotmail.com

Um abraço

Aglaya disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estrela disse...

ola amiga.achei muito legal seu blog,bonito e informativo.bem veje o meu
http://caesehamsters.blogspot.com/
mas nao repare é a primeira vez q crio um blog ainda nao sei quaze3 nada quiz mesmo homenagear meus hamster.
poxa ate fiq triste com a dificuldade q pode ser manter os hamster juntos messmo separados por sexo.os mreus nasceram 6 to mara q alguns consigam ficar juntos.
parabens pelo seu blog

Franciane disse...

Olá!!!
Estou te escrevendo pois vi seu post sobre o comportamento do hamster anão russo.
Eu me achava um ET sobre isso, já que em todos os lugares eu lia e ouvia dizer que os hamsters anão russo viviam bem juntos na mesma gaiola.
Minha última hamster dessa espécie morreu há 2 dias. Já estava velhinha, mas além dela eu tinha mais 5, ou seja... 1 total de 6 hamsters anão russo tooooddaaasss fêmeas.
Duas eram irmãzinhas... comprei pequetiticas... e cresceram juntas, maaasss durante o crescimento foram começando a se estranhar até que tive que separá-las... rolavam umas brigas feias!!
Quatro meses depois, eu comprei mais 4 hamsters irmãs anão russo tb do sexo feminino em um outro lugar - eu ia dar 2 pra minha prima e ia ficar com duas, mas por fim minha prima não ficou, então eu fiquei com 1 total de 6 hamsters...
E a história se repetiu... as 4 viviam muito bem juntas até 1 tempo... foram crescendo e dai rolavam umas brigas feias.
Terminou que todas essas hamsters passaram o resto da vida separadas. Eu só tinha aqui gaiolas grandes de hamster sírio de 2 andares... então nas 3 gaiolas morava uma hamster no andar de cima e outra no andar debaixo... (fechei o buraco da escada)Passado um ano, uma delas (a minha preferida morreu) e então... a maior delas... e mais gordinha, ficou sozinha numa gaiola. Em todos os "alojamentos" tinha de td - espaço, rodinha, tubinho, comida, água... maaass foi ruim pq ia ser 1 alegria mesmo ver todo mundo junto.
Se eu soubesse que elas brigavam eu não teria arranjado tantas ao mesmo tempo.
E dai eu toda hora leio que hamster anão russo vive em grupos... e me pergunto... o que será que houve de errado comigo???

Unknown disse...

Antigamente eu era um grande criador, tinha hamster anão russo campbell, com a falta de tempo fui vendendo até não sobrar nenhum, dias atras procurei novos hamster pois agora tenho tempo disponivel, Encontrei russo anão winter-white, que me venderam como chines (pra variar..hauah).

Bom quando eu tinha os campbell xeguei a ter 15 em um único terrário, e não tive problemas de brigas, nem entre adultos e filhotes, agora com os 2 machos que comprei a 1 mes e meio, foi soh eles atingirem a maturidade que não param de brigar, brigam direto, estou tentando faze-los parar, pois apos separados nunk mais da de unir. Modo de criação de ambos foi igual. Então concluo que não sei porque essas disavenças entre eles.

n disse...

Pela minha experiência, e também pelo que li por aí, hamsters anões russos não conseguem viver juntos... tive 3 experiências distintas e todas com o mesmo resultado.
Nas duas primeiras, fêmeas não-irmãs brigaram, com as mais fortes machucando as mais fraquinhas de forma bem feia (em um caso, abriu um buraco na barriga da coitadinha). Todas tiveram q viver separadas.
Na experiência mais recente, são dois machinhos, irmãos da mesma ninhada, com apenas 1 mês de vida. Nos primeiros dias q estavam em casa, só brincavam e sempre dormiam juntinhos. De repente, começaram a brigar, se atracar e guinchar muito... com o mais forte, de novo, dominando e maltratando o mais fraco. Chegou ao ponto de eles nem poderem se cruzar dentro da gaiola... tive q separar também... agora eles moram cada um em uma gaiolinha.

Acho q a solução é mesmo criar separados.

Bia

Unknown disse...

Olá, estava procurando mais informações sobre hamsters "chinês" pois fui enganado quando comprei um casal. Só agora depois de terem a primeira ninhada fui descobrir que realmente não são chineses e sim "Campbells", pois o rabinho deles é curto mas a pelagem parece mesmo do chinês. Eles tem três listras escuras nas costas...lindos.
Bom meu caso é parecido com o seu, pois quando comprei o casal se davam bem demais, daí veio os filhotes e começaram os problemas. Nasceram 6 e sobraram 4. Ela comeu dois neh... Daí tudo bem eu já sabia. Mas minha namorada disse ter visto o macho mordendo os filhotes e tivemos que separá-lo. Depois de um mês tentei reaproximá-lo mas sem sucesso, até um filhote quis brigar com o pai. Bom depois tentei juntar só a femêa que era sua parceira. Mas ele deu uma surra nela e tive que deixá-lo só e ela com os filhos. E agora depois de três meses ela já bate em um deles e os mais fortes aproveitam tb pra bater. Nossa tá difícil criar juntos. São tão bonitinhos juntos que dá pena separar neh...rs
Agora estamos colocando à venda um casal de filhotes e vou deixar a fêmea separada uns dias pra ver se perde o cheiro dos outros e se une ao macho denovo.
Volto a postar novamente com novidades.

Fernanda Aranha disse...

=/ é acho que é normal eles brigarem, tenho um casal e aconteceu a mesma coisa, se davam muito bem e só dormiam juntinhos, mas agora o macho começou a brigar com a fêmea e ela vive assustadinha e ficou acoada comigo também. Uma amiga me disse que talvez eles fosse falta de espaço, comprei uma gaiola bem maior, mas não resolveu, eles continuam brigando, passam uns dias em 'paz' e logo recomeçam as brigas, não sei o que fazer, queria muito que eles tivessem filhotinhos... mas acho que vou mesmo ter que separar, antes que eles se machuquem.

# PinkShoes! disse...

gotei muiiito desse site!! :- >

Anônimo disse...

A minha femea brigava so com a unica filhotinha femea, depois q eu a separei as brigas acabaram.....
adoro o blog!

Professor Patricio disse...

Até que enfim encontrei um blog sobre hamister anão russo! Parabés antes de tudo!
Eu tenho um casal de Hamister anão russo, ficavam juntos sem problemas! Acontece q começaram a cruzara noite e logo pela manha o macho não estava na gaiola...esta por sua vez ficava em cima da mesa. procurei na casa toda em todos os buracos e caixas...por fim encontrei ele em baixo do rack da televisao machucao de uma patinha.Achei melhor coloca-los juntos em outra gaiola. Triste momento. A fêmea abocanhou a outra patinha do macho no instante q a introduzi no outro "cenário" o deixando ferido agora das duas mãoszinhas! Ele esta bebedo agua colocada por de tempo em tempo, ainda nao o vi mordiscar a ração. To muito triste, muito mesmo com a situação, pois os dois eram muito engraçados, disputavam sempre a rodinha, mas sem agressões um com o outro, somente empurões!Me sinto culpado por tudo isso...Que fazer com eles agora? Grato a todos vcs amantes destes pequenos pets!

Leticia disse...

estou muito triste tb com o comportamento de meus bichinhos, primeiro porque o cara disse que eram um casal, mas percebo que passado um ano nada acontece, descubro então que são dois machos, de uns dias pra cá, tem ocorrido brigas muiiiiiiiito feias, que as vezes me dá vontade de matar o mais gordo, o outro magrinho não pode nem chegar perto da comida, quanto mais dar uma voltinha pela gaiola, solução: separa-los, que triste fim.

Afonso disse...

é assim nunca pode deixar nem 2 nem 3 nem 4 hamsters juntos (machos) pois eles se matam. A não ser que estejejam juntos desde o dia em k nasceram e n serem separados

Passarin disse...

Tenho um casal de hamster anão russo. eles já tem quase um ano de idade, quando comprei a fêmea eu criei ela sozinha por quase 9 meses e depois comprei um macho afim de que procriassem. Infelizmente a primeira tentativa a fêmea abortou ou matou os filhotes e agora ela não suporta ver o macho por perto que entra em estado de histería. Embora o macho não seja de briga a fêmea foge dele e por fim eu só posso soltar eles no quarto em horários diferentes evitando assim as possiíveis brigas entre eles. Conclusão estes animais são solitários e territorialistas eles só se unem para procriar e nada mais. Nunca soube de nenhuma ninhada de hamster que convivessem sem problemas por mais de 2 anos. Se existe alguma solução para conviverem em sociedade eu ainda não descobri...

Chocola e Vanilla disse...

olha aq vc pode vender alguns e ficar com alguns

Passarin disse...

Há quase 10 dias atrás comentei neste blog sobre a criação de Hamsters anões russo. Tive problemas na primeira ninhada pois, acho que a femea não estava apta a ter filhotes...Porém depois disso descobri que a última vez que dexei o casal de hamster soltos no quarto eles acasalaram e tiveram 2 filhotes. Agora estou tendo o maior cuidado para que dê tudo certo desta vez hj os filhotes apareceram na porta do ninho e me parece que minha hamster está se tornando uma ótima mãe.

Ana Luiza Fagundes disse...

olha essa coisa que hamster vivem bem é uma grande mentira, já tive dois hamster em uma mesma gaiola mais depois de alguns meses tbm começaram a brigar o certo é vc separar se não eles vão se matar entre si. é triste mais é fato, se não separá-los vai ter mais mortes

Pensamentos de Um Sonho disse...

meus hamsters são um casal eles eram
amigos mais agora vivem brigando.

Tetei separar e a femea me mordeu
minha mão começcou a sangrar eo pé
do macho tambem e eles não param mais
de brigar

Matrix1901 disse...

Tenho dois Hamster Anoes (femea e macho) eles nao brigavam a uma semana a traz, agora ela briga por qualquer coisa. essa noite ela quase matou ele, peguei ele todo ensanguentado ta todo mordido. Me ajude o que faço??????

Matrix1901 disse...

Tenho Hamster Anão, (femea e macho), a 1 semana a tras eles nao brigavam. Agora ela bate nele toda hora, essa noite ela quase matou ele, retirei ele da casa ele estava todo ensanguentado. O que faço me ajude..

Rachel disse...

Olá!! Olha, eu comprei um macho esses dias e tb queria uma fêmea, (mais para cruzarem mesmo). Fui no pet shop e me venderam uma suposta fêmea. Cheguei em casa, tentei colocar os dois juntos, mas o meu macho a atacava. Depois fui ver no google as imagens de macho e fêmea que fui perceber a diferença, ou seja, nenhuma, os dois são exatamente iguais. Hoje que descobri isso, comprei a suposta f~emea ontem, mas é um macho. Amanhã vou na loja reclamar, pois realmente não pode deixar machos juntos com mais de 3 meses de idade, pois são adultos e disputam território. Fiquei chateada. Tb achava que pudessem viver juntos. Bem que achei estranho uma fêmea e um macho brigando o tempo todo. Ai ai, que fêmea que nada. Esse pessoal de pet shop não sabe nem o que está vendendo. Quando eu perguntei a raça, ele nem sabia, disse q era chinês, e na verdade é anão-russo campbell. Agff!!

BAR TREM DAS SETE disse...

Eu tenho 43 hamster ao total.
começei com 1,vi que ele se sentiu sozinho,no dia seguinte fui e busquei o irmao dele...foi só felicidade,entre os dois
mas passado 5 meses achei eles tristinhos,só dormiam,resolvi comprar uma femea p eles.
no inicio eles não aceitaram,ai a femea ficou sozinha na gaiola...fui até a pet e comprei um macho p ficar com ela...
por fim juntei os 4....e dai surgiram varias crias.
detalhe ,meu namorado nao consegui se desfazer de nenhum q nasce
chama eles de filhos...
o q acontece agora é q tenho 2 em uma gaiola,2 em outra,2 em outra ,2 em outra,2 em outra,..motivo brigas,só consigo amenizar as pequenas briguinhas dos 33 que ficam juntos em uma casa imensa de madeira q fizemos p eles...
mas as vzs eles brigam feio=/
n sei o q fazer.
mas amo todos principalmente os primeiros q comprei a 4 anos atraz,...meus 4 velhinhos são ativos,lindos e amam carinho,não podem ver a gente q já quer subir em nossas mãos...mas sei q logo irei perde los pela idade =/

SilvaK disse...

Tinha um casal, eles deram oito filhotes, mas quando vi os filhotes que tinham nascido três estavam mortos, acho que nasceram assim, separei o macho da mãe e dos filhotes e os coloquei em uma bacia para que a mãe pudesse dar mais atenção aos cinco pequeninos e eles conseguissem alcançar a mãe mais rápido, na primeira semana ela comeu um. A partir do momento que os filhotes aprenderam a comer sozinhos os separei da mãe e depois dei o casal, já mais grandinhos encontrei um morto dentro do tubo, não sei como ele morreu. Agora tenho três e descobri que um é macho, o separei das fêmeas, mas elas estão brigando muito, talvez porque uma deve estar grávida, não tenho certeza.

Unknown disse...

Olá!
Boa tarde!!
Eu posso deixar meu hanster anão russo viver em uma gaiola de transporte com rodinha tidos...?

Unknown disse...

Olá!
Boa tarde!!
Eu posso deixar meu hanster anão russo viver em uma gaiola de transporte com rodinha tidos...?

Ciência/Filosófica disse...

Existe algum Relato, sobre o cruzamento do Anão Russo com Sírio ? (Se é que exista) aparentemente sei que é fisicamente quase impossível! Mais já ouvi algum caso registrado sobre algo tipo; "Híbrido/RaçaNova"

Unknown disse...

Eu tenho um casal de anão russo, a 3 meses, eles não brigam, mais vejo comentários que hamster não vivem juntos. Muito estressantes, o que faço Gente?!

Orlando Júnior (Am) disse...

Pessoal deveríamos criar um grupo pra troca de informação o meu número é 092984347326 orlando se alguém tiver um grupo me adicione ganhei um casal é tô amando eles

Unknown disse...

Tenho Um casal de hamsters que tiveram bebés, agora estão sempre brigando e tenho receito que cheguem mesmo a se matarem , o que faço, help my

Jessica disse...

Tenho 4 fêmeas anão russo e 1 macho, cada uma em sua gaiola, tentei juntar as fêmeas uma de cada vez em tempos diferentes com ele, mas todas batem nele, mesmo colocando a fêmea na gaiola do macho, ela batem muito nele, queria tentar fazer crias, mas nenhuma aceita ele.

Unknown disse...

Tenho apenas um casal, mais o macho vive batendo nela, hoje peguei ela toda machucada, oque Fasso?