sexta-feira, 16 de maio de 2008

Glandula de Odor do Hamster

Olá.. =) Eu recebi um comentário no blog, perguntando sobre uma "feridinha" que o hamster macho possui na barriga, e achei uma boa ideia de post, porque eu também tinha dúvidas no começo com relação a ela.. e trata-se apenas da Glândula de odor.

No meu caso, da primeira vez que vi, achei que fosse uma sujeirinha, aí mexi, ví que era durinho, fiquei preocupada achando que pudesse ser um machucado, e até mesmo um tumor.. Perguntei para criadores mais experientes que me explicaram que tratava-se apenas da glandula de odor, e que só os machos possuiam, não precisava me preocupar.

Com o tempo, a medida que fui tendo mais e mais filhotes, pude perceber que todos tem a tal glandula, é extremamente normal.

O que é a Glandula de Odor dos Hamsters

Os hamsters em geral têm uma glândula de odor que produz um fluído usado para criar atração sexual, demarcar territórios e como meio de reconhecer um ao outro.

Como dá pra perceber na foto, circulei a "feridinha" que os hamsters anão russo machos possuem na barriga, a glândula de odor.

No hamster anão russo esta glândula se localiza bem no meio da barriguinha, no hamster sírio essa glândula de odor é uma mancha em cada quadril.

Caso alguem tenha alguma dúvida ou gostaria de saber sobre algum assunto, pode comentar e perguntar aqui que eu fico feliz em ajudar. =)

18 comentários:

Meu Hamster disse...

Olá Yasmini!

A minha hamster ficou grávida :D Você sabe se pode ter mais de uma fêmea na gaiola quando uma tiver hamsterzinhos? Uma pode comer os filhotes da outra ou não tem problema?

Abração ;)

Meu Hamster disse...

nasceram!!!!!!!!!!! Só tem um problema, não tenho como separá-los ainda e o fósi (macho) já está todo engraçadinho p cima da Lilica, ou seja, tenho q ver isso logo! Acho que essa semana devo comprar um alimentador e um bebedouro a mais para dividir a gaiola. Só nasceram 3, achei que seriam uns 6 pelo menos.

Canil of Friends Forever disse...

hamsteer - meu ramster macho está triste e com a barriga umida e fedendo, não sei que doença é essa e não sei como cuidadar. Me ajudem.

Unknown disse...

oi!!meu hamster esta com um caroço na glandula de odor, ja esta bem grande e duro!! queria ajuda!1 obrigada, larissa

Yachiru disse...

Oi Yasmini
Meu hamster anao russo esta com um caroco grande parecido com uma semente onde se localiza a glandula de odor, nao sei se eh normal pois tenho dois hamster e no outro a glandula esta pequena, alem disso hj pela manha notei que o caroco havia se partido bem no meio...voce pode me ajudar? Obrigada

Mikaah disse...

oi yasmini
Meu hamster, o Ligerinho,notei hoje que tinha um liquido meio que melado um pouco a cima da bundinha dele,e bem entre onde ele faz xixi e coco. Gostaria de saber o que, e tambem nao tenho muita certeza do sexo que ele é pois nao conseguir achar a tal glandula de odor. Tenho ele a quase 6 meses, ele pode se adaptar numa boa se eu comprar um "amiguinha" pra ele?
Beijos!

Vanda disse...

bah, que susto quando vimos estas manchinhas nos quadris do nosso pequeno amiguinho...corremos para PC e ainda que pensaste em postar sobre o assunto. Obrigada! bjs

Andressa disse...

Oláa, boa tarde ! Adorei seu blog e suas dicas sobre hamster.
comprei a pouco tempo um hamster anão russo fêmea seu nome é iris..
e suas dicas me ajudaram bastante na alimentação dela.

Unknown disse...

Olá, gostava de saber se o Hamster Anão Russo também tem essa glândula de Odor, e se custa muito a ver pois nao sei se meu Hamster é macho ou Fêmea

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Só os machos anão russo possuem isso? Eh que a minha eh fêmea e tem tbm no mesmo lugar

Unknown disse...

Oi, to vendo esse seu comentário de 2009, meu hamster tá com o mesmo problema... o que era esse "caroço"?

Unknown disse...

Oi, to vendo esse seu comentário de 2010, meu hamster tá com o mesmo problema... o que era esse "caroço"?

Unknown disse...

Oi estou vendo esse post em 2020 meu hamster anão russo está com uma bolinha/carocinho amarelo bem pequeno no mesmo lugar da foto, não tenho certeza da sexualidade dele!

Senhorita Estranha disse...

Provavelmente era o acumulo da glândula sem limpar

Unknown disse...

Socorro a glândula do meu hamster está saindo p fora,oq eu faço???

Unknown disse...

Oi a boca do meu hasmiter está fedendo carniça oq faço?