sexta-feira, 30 de maio de 2008

Hamsters Sírios e Anao Russo

Bom, sei que já faz algum tempo eu postei um texto sobre as diferentes espécies de hamsters. Mas naquele texto foquei entre as diferenças entre Hamster Anão Russo White Winter, Campbell, e as variações de colocarções destes pequenos. Hoje vou falar um pouco sobre o Hamster Sírio.. (este da foto, que encontrei no bicharada.net)

Já recebi alguns comentários aqui no blog, de dúvidas sobre hamsters, aonde a dona não sabe dizer qual a espécie do seu bixinho, em alguns casos peguei fotos e pude constatar que tratava-se de um Hamster sírio.. Não que eu não possa ajudar por não se tratar da espécie que eu crio, até porque já tive dois Hamsters sírios (um por vez), mas é que eles tem comportamentos diferentes, e não dá pra generalizar na hora de passar a informação que a pessoa precisa né? =)

Hamster Sírio X Hamster Anão Russo

Acho que fotos de Hamsters Anões Russos tem aos montes aqui pelo Blog, todas (ou quase todas) dos meus próprios hamsters, porque não gosto de ficar copiando foto dos outros sendo que tenho minha máquina e meus próprios modelos.. hehe.. As únicas que não sao dos meus são as que falo sobre as outras espécies, que não tenho, e quando coloco fotos de acessórios para hamsters que também não tenho como o próprio Habitrail. Então da pra comparar a foto dos meus, com a foto acima do sírio que postei.

Antes de falar das diferenças, vale ressaltar que eles possuem algumas semelhanças, como o fato de ambas raças serem sociáveis com humanos, e de precisarem dos mesmos acessorios para viver, como gaiola, rodinha, forração, e comerem o mesmo tipo de ração.

Diferenças entre Hamster Sírio e Hamster Anão Russo

Hamster sírio é maior e mais resistente que o hamster anão russo, sendo ideal para presentear crianças, que podem querer pegá-los constantemente na mão para brincar.

Hamster sírio não vive bem em colônias, ao contrário do Hamster anão russo, que pode se adaptar bem a presença de outros hamsters da mesma espécie. O hamster sírio depois de adulto não pode ser colocado no mesmo ambiente que outros hamsters, nem mesmo da mesma espécie, pois são individualistas, e irão lutar pelo território até a morte de um deles.

O casal de hamsters anão russo podem permanecer juntos após a cruza, e inclusive após o nascimento dos filhotes, sendo que o hamster macho até ajuda a fêmea a cuidar dos filhotes. Já o hamster sírio, a fêmea deve ser separada do macho logo após a cruza, e quando os filhotes atingirem os 20 dias e estiverem desmamados, já devem ser separados da mãe também.

Diferenças Físicas:

Hamster Anão Russo:

Tamanho - 10 a 12 cm
Peso - 22 a 28 gramas
Período de gestação - 18 a 21 dias
Média de vida - 1,5 a 2 anos


Hamster Sírio:

Tamanho - 15 a 20 cm
Peso - 2 a 3 gramas (nascimento), 180 a 210 gramas (adulto)
Período de gestação - 16 dias
Média de vida - 2 a 2,5 anos


Espero ter ajudado um pouquinho.. E fico aqui a disposição sempre que precisarem de ajuda, e tiverem duvidas sobre seus Hamsters, sejam eles Hamsters anão russo ou não.. =)

13 comentários:

Unknown disse...

oooi =)

Tenhoo uma duviidaa ;

Como acordar hamsters que estão hibernando ?

Beeijos
e Obrigada desde Já ;D

Fabiula Farias disse...

Ola meu nome é Fabiula.
E tenho uma duvida e gostaria de saber se você pode me ajudar?
Eu tenho uma hamster de 3 meses e apareceu uma pelotinha dura e cheia de pus achei ate que fosse um tipo de furunculo ou tumor.
No dia seguinte tornei dar uma olhada e tinha vazado o pus daquela ferida e ficou um buraquinho.
mas ele esta normal não esta quieto
gostaria de saber se pode passar algum remédio ou se cura sozinho e se pode ser tumor ou não.
obrigado.

Ariadne disse...

Tenho uma dúvida:

Tenho um hamster chinês, fêmea, de 4 meses. Ela se sente muito sozinha e fica querendo fugir da gaiola a qualquer custo pra ficar com as pessoas daqui de casa. Já conseguiu várias vezes, inclusive. Estou querendo comprar um macho, pra juntar com ela. Porém, ela é meio agresssiva quando tá na gaiola, quando eu consigo tirar ela de lá ela não ataca ninguem, mas se mexer nela lá dentro ela ataca. Já tentei botar com um chines da minha prima, e ela atacou o outro, mas também é fêmea, e tava no territória dela mesma, então acho que se sentiu ameaçado quanto ao seu território. não sei se é uma boa idéia comprar um macho, não sei se vai se adaptar, se vão brigar, não sei o que fazer. Mas desse jeito ela tá estressada demais, e me dando trabalho, fugindo da gaiola, não me pergunte como, porque ela é ninja.. rsrs

Desde já, obrigada! Espero que possa me ajudar, o mais rápido possível, porque sei que quanto mais rápido é melhor.

Unknown disse...

Ola, eu crio hamsters sirios e nasceu um filhote de tonalidade cinza e olhos vermehos, é raro ou comum encontrar hamsters assim? e qual o nome correto q que se dá a essa tonalidade! obrigado! ;D

Unknown disse...

ola nos temos um winter white, ja com alguns anos e deparamo nos com gotas de sangue na gaiola, nao notamos diferença no animal, nem fridas, será possivel ser femea e estar no cio?

obrigado
agradecia se nos pudessem esclarecer.

Elias Ricardo disse...

Olá Yasmin....
Eu crio Anão russo também, porém, tenho uma duvida que gostaria de trocar ideia com vc.
Os meus anão russo acredito que não são tão anoes assim já que abaixo de 30 gramas, nem os filhotes com 1 mes. Todos tem entre 40 e 48 gramas, já adulto. Vc acha que esse peso é alto..???

kiki disse...

Olá!
Por favor me ajude!
Tive uma hamster anão que era um doce e morreu com 1 ano e 7 meses.
Agora comprei 2 hamster anão, mas seriam 2 machos! Acontece que ao pesquisar na net e observando eles um poucos maiores, ví que é um macho e uma femea....estou com eles há 20 dias, eles tinham entre 35 a 45 dias quando os comprei, agora acho que ela está de cria! Está redonda e ví que tem os peitinhos que falam que aparece qdo a femea está de cria!
Agora tenho dó de separá-los, eles se dão tão bem!
é verdade mesmo que essa raça o macho ajuda a cuidar da femea? Você já vivenciou isso ou viu ao vivo? Pq a net fala muitas coisas! então ñ sei no que acreditar! Se vão comer os filhotes....sei lá!
Me ajude, pois nunca passei por isso antes!
Obrigada

andrezza de souza vieira disse...

Oi, Eu queria Tirar Uma Dúvida!
Meu Hamster da Raça Chinês ou Anão Russo, esses dias ela estava Toda Molhada emBaixo e tava fazendo um Barulho ao respirar eu não sei direito se era a Boca ou o Nariz q fazia o Barulho, e Não Comia e tava Fraca e a Barriga meio enchada! mas agora ela ta Melhor! e eu queria saber oq aconteceu?! se pudesse Me Ajudar? Beiijos'

ana disse...

sim deve tirar o macho a gaiola por muito ke eles se deem bem... pk kando nascerem as crias o macho por vezes tem tendencia a come-los e a femea faz depois o mesmo... nao se esqueca ke a femea pode vir a ter ate 17crias e por vezes podem nascerem saudaveis ou com uma deficiencia se acontecer isso a femea mata a cria ke e dificiente na kal ela sabe ke nao sobrevive muito tempo ja e instinto delas... alem disso as crias so se da pa ver bem ao fim de 1mes e meio o sexo... ja fiz criacao de hamsters 1ano tou experiente na materia mas kalker coisa duvida consulte um veterinario ke esteja tbm a par desses animais exoticos hamsters eles sao a melhor pessoa para tirar duvidas... foi assim ke eu fiz muitas vezes. beijos e boa criacao uma coisa muito importante nao mexas nas crias enkanto elas nao andarem por si proprio pk se nao a femea mata as crias.

ana disse...

ariadne kando pensar em adequirir um hamster so um apenas pense bem se nao ker outro... pk se uma vez ke tras um sozinho ele ou ela se puser outro na gaiola vai causar briga ate a morte por vezes nem interessa se e macho ou femea... o hamster nao se sente so na gaiola se estiver sozinho ele ou ela precisa de atencao e carinhoda parte do dono... se pensar em adkirir outro aconselho com muita experiencia em criacao durante 1ano ke vi bem kando punha novamente o casal inicial junto a femea ja nao o keria la ele todo keridinho so keria a companhia dela mas ela nao o keria la mesmo assim... kando pensar em comprar ou alguem dar um hamster nao ponhoa junto com a ke ja tem em casa a unica maneira ke possa fazer e a seguinte tem duas gaiolas e por uma ao lado da outra assim eles podem se ver um ao outro mas nao brigam e nao fazem feridas um ao outro... espero ke tenha ajudado...

ana disse...

ariadne um conselho kando uma pessoa pensa em ter um hamster e depois passado dias ker outro para juntar nao faca isso... e preferivel logo adquirir logo dois ao mesmo tempo pk assim vem juntos e estavam na box juntos e assim nao se dao em brigas...

Unknown disse...

Oiee!
Eu ja tive um hamster anão-russo e nasceu nele tipo de uma bolota na garganta, inchou ele ficou mal, agitado, ou as vezes muito parado nao chegando a mexer como se tivesse morrido, começou a cair os pelos dele, eu descobri que era areia de gato que eu punha na gaiola junto com a cerragem para nao feder tanto, entao suspendi o uso da areia, ele melhorou muuuuuuito nasceu os pelos começou a criar casquinha no ferimento e foi saindo quase nao dava mais para ver, no entanto tudo estava bem, ate demais, quando um dia ele morreu, fiquei mal mais ele ja tinha 2 anos que ja tinha ' comprado' ele, entaum ele morreu de velhice, bom eu descobri a causa da doença pelo menos, tente pesquisar saber se é alguma coisa que vc coloca na gaiola que ele esta comendo, tente falar com pessoas que ja tiveram hamster e pesquisar na internet doenças! Espero ter ajudado bjs e melhoras para o seu hamster ^^

Unknown disse...

Posso dizer uma coisa? O seu hamster provavelmente é um anao russo,eles são normalmente vendidos como chines. Tenho um também. Os chineses não existem no Brasil pois são proibidos pelo IBAMA. Se o seu tem pelo branco na pata e o rabo é um pom pom branco, ele é um anao russo. Obrigada, é que não gosto que confundam as espécies por ignorância dos vendedores.