terça-feira, 3 de junho de 2008

Hamster Hibernando, O que fazer?

Hamsters Podem Hibernar? Recebi um comentário no post anterior com esta dúvida, que pode ser a de muitas outras pessoas também que criam ou possuem Hamsters Sírios. Então a resposta é afirmativa.. Sim, Hamster sírio PODE hibernar!! Em épocas muito frias, ou quando há mudança súbita pra frio na temperatura ambiente deles, os hamsters sírios podem entrar num estado de hibernação.. Isto não acontece com os Hamsters Anão Russo, pois eles são de regiões típicamente frias, e conseguem se adaptar melhor..

Mas Como saber se o Hamster está Hibernando?

Cuidado para não confundir a Hibernação do seu Hamster.. Ele fica gelado, durinho, quase como se tivesse morrido, mas se você prestar atenção, os bigodinhos dele vao estar crispados, e a respiração vai existir, mesmo que muitoooo levinha.. está é a hibernação..

Ao contrário de bichos maiores como Ursos, que planejam sua hibernação e se alimentam muito durante a época que estão "acordados", os Hamsters Sírios não Planejam hibernar, é algo que pode acontecer em consequência do frio e de uma hora para outra. O fato de não ser algo planejado, torna essa Hibernação perigosa para eles, porque sem ter como comer e tomar água, dificilmente eles sobreviverão ao periodo de hibernação.

Então como Despertar um Hamster Hibernando?

Como sabemos que eles não sobreviverão ao período de hibernação, a única coisa a fazer é despertá-los.. Se faz isso esquentando ele com suavidade, até que ele volte a ficar ativo..

Como faço criação de hamsters anão russo, procurei por um relato de alguem que crie hamster sírio sobre a hibernação.. Encontrei o Blog da Renata com um relato sobre o que ela fez ao encontrar sua hamster síria hibernando, e como ela realmente conseguiu reverter a situação e a hamster dela ficou bem.. =)

Farei um resumo das principais ações a serem tomadas para "acordar" o hamster que está hibernando:

  • Diluir suplemento alimentar na água, e esquentar esta água até que a temperatura dela seja morninha para nós, isto será quente o suficiente para os hamsters, e pingar gotinhas na boquinha do hamster para que vá esquentando ele por dentro aos pouquinhos..
  • Enrolar em um pano aquescido (pode ter sido deixado perto de um aquescedor, ou até mesmo perto do fogo sem queimár.. mas o pano não pode estar muito quente).
  • Levar o hamster à um ambiente aquescido, longe de correntes de ar e vento.
  • O hamster voltará a ficar ativo, porém estará fraquinho, e com muita fome.. Pingar gotinhas com suplemento alimentar diluido em água é fundamental para fornecer bastante vitamina pra eles, e deixar essa água disponível para que ele beba quando quiser..
  • A maior dificuldade será para comer.. Neste ponto sugiro que seja feita uma papinha de ração.. eu compraria uma ração de cachorro e amoleceria em agua morna, até ficar uma papa, esmagaria e daria de colherinha para o hamster.. Porque ração de cachorro? Pode ser de gato também, mas a ração de hamster como vocês sabem são não amolecem! A ração de cachorro ou de gato alem de amolescer na agua, também é rica em proteinas e vitaminas.
  • Se o hamster negar a ração, pode-se tentar dar uma papinha de farinha lactea com leite morninho, ATENÇÃO: Em últimos casos!!! Porque Leite não é indicado para hamsters!!!
  • Após o hamster melhorar um pouquinho, não coloque de volta na gaiola.. Serragem e areia são muito frios, e nesse primeiro momento o mais adequando é deixá-lo em um local fechado e com bastante papel picado(lembrem-se: jornal solta tinta, e tinta é tóxica!).. pode ser um aquario ou um recipiente plástico(lembrem-se que eles roem papelão, antes de deixá-lo numa caixa de sapato!)
  • Certifique-se de colocar neste local fechado, bastante comida e água.. Sugiro que num primeiro momento seja dado frutas, porque são mais fáceis de comer que grãos, e possuem bastante nutrientes, veja a lista de alimentos que hamsters podem comer.

Espero ter ajudado.. Com a chegada do inverno, a possibilidade da Hibernação de Hamsters Sírios aumenta!! Cuidem bem, e sigam essas dicas.. E boa sorte a todos os amantes de hamsters que nem eu.. Qualquer dúvida e sugestões para tópicos, é só me deixar um comentário! =)

Ps: Fotos dos hamsters sírios retiradas da Busca do Google, já que só possuo hamsters anão russo white winter.

14 comentários:

Unknown disse...

eu queria saber porque o meu ramister nao toma aqua

Kelyta disse...

Ola!! o meu hamester parace msm esta a hibernar neste momento!1 k devo fazer estou precupada!! obrigado! neves_raquel@hotmail.com

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

olá, li em seus documentarios que somente os hamister sirio hibernam. Tenho um hamister chinês que está quieto desde ontem fazendo barulhos estranhos tipo dormindo e nao sai da casinha nem pra comer, oque pode ser?

agradeço no que puder me ajudar.
ari-rocknaativa@hotmail.com

Pam Dal Alva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pam Dal Alva disse...

Ola!!
Olha a pouco tempo minha Hamster (Ink) teve "uma queda" .. ela tava dura sem respirar.. minha mae disse q ela poderia estar com Catalepsia http://panzinhadalalva.blogspot.com/2010/07/milagre-ou-catalepsia.html esse link é meu blog e tem a historia em detalhes sobre o q aconteceu com a Ink.. na verdade eu queria saber se ela realamente teve Catalespsia ou se ela apenas tava hipernando. Beijos

blogger disse...

eu queria sabem quando o meu hamester estiver na hibernação ele pode ficar dentro de um baude, obrigada!
nathi.mel.paula@gmail.com

Victoria Secret disse...

olá eu vou comprar um hamster
e queria saber quais são as raças que não comem um ao outro obrigada pela atenção

Emme disse...

me ajudem, minha hamster acordou so que ainda esta fraca e estou com medo dela voltar a dormir! se eu tira-la do paninho q ela está, ele fica tremendo ! q q eu faço?? eu tenho q ir pra escola so q n sei se posso deixa-la aqui e nao tenho suplemenmto de vitamina!!! me ajudem?????? por favoooooor!

A CABANA disse...

PRECISO DE AJUDA URGENTE, MEU HAMSTER ESTÁ HIBERNANDO , JÁ LIGUEI O SECADOR COLOQUEI ELE ENROLADO EM ALGODÃO,TENTEI FAZER COMER PAPINHA MAIS ELE NÃO REAGE! ME AJUDEM O QUE EU FAÇO, TENTEI DAR COISINHA LIQUIDA MAIS ELE ESTA REJEITANDO, MEU E-MAIL É ANNYCAROLLYNE@LIVE.COM

Julia Beatriz disse...

Meu hamster é um anão russo e eu acho que ele está começando a himbernar o que eu fasso??
Muito obrigada pela ajuda

Julia Beatriz disse...

Meu hamster é um anão russo e eu acho que ele está começando a himbernar o que eu fasso??
Muito obrigada pela ajuda

LaryLary12345 disse...

Hamster só brigam se são colocados juntos! Se esta o separados, não tem pq.

LaryLary12345 disse...

Faça a mesma coisa caso se ele fosse um sírio.