terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Alimentação do Hamster

Bom, o primeiro passo pra se ter um bichinho é saber dos cuidados essenciais que ele precisa.
No caso do hamster é simples, uma gaiola, forração adequada, agua sempre disponível e alimentação.

A principal fonte de alimentação dos Hamsters são grãos e frutas.
Segue abaixo uma listagem que retirei do site: http://www.hamsterific.com/HamsterUniversity/FoodList.html



Frutas:
Maçã sem sementes
Banana
Amoras
Cantaloupe.
Cerejas
Uvas (sem sementes)
Manga
Melão
Pêssego (sem caroço)
Ameixas (sem caroço)
Framboesas
Morango
Framboesa
Folhas de framboesa (combate a diarréia)

Vegetais:
Aspargos
Brócolis
Couve (Quantidades limitadas)
Cenouras
Couveflor
Aipo
Castanhas
Chicória
Pepinos
Feijão verde
Beterraba
Ervilha
Alface Romana
Espinafres
Batata doce
Trevo
Nabo

Fontes de Proteína:
Ovo cozido
Tofu
Biscoito para cachorros (sem alho ou cebola)
Gafanhotos (criados exclusivamente para servir de alimento)
Pão de grãos com um pouco de leite desnatado ou de soja


Outras comidas:
Torrada (ajuda a combater a diarréia)
Sementes de abóbora (sem sal)
Nozes (não pode ser amêndoa)
Sementes de sésamo
Soja torrada (sem sal)
Queijo (muita moderação)
Sementes de linhaça
Lentilhas
Aveia
Amendoim (há controvérsias, fique de olho na validade dele)
Alfafa
Pipoca sem sal e sem gordura

Alimentos que não se deve oferecer:
Amêndoas
Sementes de maçã
Comida enlatada
Chocolate
Balas e guloseimas
Salgadinhos
Produtos suínos
Batata crua
Feijão cru
Berinjela
Salsa
Sementes de uva
Abacate (Contém Glicosídeos Cardíacos)
Ruibarbo cru
Folhas de tomate
Laranja ou tangerina (nunca dê alimentos cítricos)
Melancia (contém muita água, o que pode causar diarréia)
Caroço de cereja
Folhas e caroço de pêssego
Caroço de damasco
Limão
Geléias e compotas
Pimentas
Alho
Cebola
Alho poró
Cebolinha
Picles
Pão branco

As agropecuárias e pet shops oferecem uma mistura para roedores.
É facil e geralmente já vem com tudo que eles precisam pra sobreviver, mas é sempre bom cuidar a questão do amendoim, que após algum tempo produz uma toxina chamada Aflatoxina que pode matar o Hamster (eu sempre separo o amendoim da ração dos meus), e adicionar frutinhas frescas, ou até o alimento extrusado, e frutas e legumes desidratadas que também tem pra vender.


23 comentários:

Unknown disse...

Olá! Adorei seu blog, e me ajudou muito!
Tive vários hamsters até hoje, mas sempre fêmeas de hamster sírio. Inclusive uma prenha, que teve 3 lindos filhotinhos (todos fêmeas!) que criei até velhinhas... :)

Bom, preciso de sua ajuda! :)
Pela primeira vez comprei um hamster russo anão (que é a sua especialidade, hehehe) e estou um pouco preocupada. Porque ele não come direito, come muito pouco e só grãos de cevada e girassol. Não come a ração, nem as outras sementes...você tem alguma idéia que pode ajudar? Ele não parece doente, é brincalhão, corre pra lá e pra cá na gaiola....

Muito obrigada!

Beatriz

Unknown disse...

Gostei muito do seu blog, mas fiquei com uma dúvida quanto a alimentação dos hamsters, porque eu estava pesquisando em outros sites e no hamster brasil tá escrito que a salsa é um bom tônico para eles, e no seu tá entre a lista do que não se deve dar pra eles, se vc puder me tirar essa dúvida ficarei agredecida, aí vai o link do site se vc quiser conferir o que eu to dizendo: http://www.hamster.com.br/Hamster/Alimentacao/alimentacao.html

Unknown disse...

a semente de linhaca e a lentilha é crua néh ? ...

HAM VILL disse...

olha tenho uma duvida como e a alimentação de uma hamster femea

Gomes disse...

ola so a mariana ainda nao tenho o meu hasmester por causa de nao saber como o tratar mas com o seu blog fiquei muito mais informada obrigada por ter queriado este blog

Pedro Martins disse...

Dei um pedaço de maçã pro Jeremias hoje, acho que ele gostou

Jhon'n Paul disse...

vc me ajudou munto para que eu posa saber se ele pode ou não pode sim ou não munto obriga

Elisa disse...

quero comprar um hamster, mas em primeiro lugar, nao sei que especie comprar. estou em goiania e quero comprar o ramister aki, mas moro em palmas e vou ter que leva-lo de carro. minha duvida é:
que raça eu compro?(lembrando que palmas é muito quente)
e como eu fasso pra transporta-lo?

Jessika disse...

me ajudou mto...acabo de comprar um casal...provavelmente mais tarde teremos bebezinhos =)

Anônimo disse...

Eles podem comer grão de milho tbm?? aqueles que a galinha come?

Black disse...

Dúvida:

Eu tenho um casal que teve 6 filhotes. Mas agora que eles cresceram e começaram a ser atacados pelos pais. 2 foram esfacelados e 1 desapareceu. Não vi outros possíveis ratos que pudessem ter feito isso. Porque é que a partir de uma certa altura os pais atacam os filhos? É que a mãe já tem novos bebés. Preciso desesperadamente de uma razão, não posso sacrificar mais hamsters. Agora, já os separei. Obrigada. Isto já me aconteceu com dois casais. Ah, e eles são hamsters russos.

Youko Kurama disse...

Oi thiemmy sim eles podem sim

Unknown disse...

Pode dar alfafa para hamster anão russo?

Unknown disse...

Pode dar alfafa para hamster anão russo?

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Pode dar alfafa para hamster anão russo?

Unknown disse...

Misture as rasoes até ele se acustomar (1mēs)mais ou menos aí depois deixe só a ração se ele sentir fome ele a comerá

Ciência/Filosófica disse...

Existe algum Relato, sobre o cruzamento do Anão Russo com Sírio ? (Se é que exista) aparentemente sei que é fisicamente quase impossível! Mais já ouvi algum caso registrado sobre algo tipo; "Híbrido/RaçaNova"

Unknown disse...

Muito bom o blog, me ajudou muito!

Unknown disse...

Hey, boa tarde.
Eu ganhei um hamster anão russo (fêmea), ela não comeu até agora. Tentei dar as frutinhas, mas ela não está comendo. O que faço??? Eu estou um pouquinho preocupada.

Nilva Feitosa disse...

Adorei as dicas, agora vou cuidar dos meus hamsters com sabedoria, muito obrigada!!!

Anônimo disse...

Ele estoca comida nas bochechas tbm fiquei preocupada com o meu mas é pq eu n via ele comer lê tem um lugar chamado bolsas jugais lá ele quadra comida espero que tenha ajudado

Unknown disse...

pode comer rucula?