segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Acessorios para Hamsters

Os Acessórios básicos necessários para fazer um Hamster feliz..

Uma Casinha

Como da foto ao lado, de plástico ou outro material impermeável - recomendada. São laváveis o que é importantíssimo já que eles adoram uma bagunça!

Também existem de compensado ou de madeira (tipo aquela de pássaros). Não recomendo, são pouco higiênicas e difíceis de limpar, e algumas madeiras são tóxicas.

Bebedouro

Recomendo usar o bebedouro tipo mamadeira. Existem vários tipos desse bebedouro e ele tem muitas vantagens, entre elas é que a agua nao fica suja, e você pode trocar dia sim dia não.

Deve ser lavado pelo menos uma vez por semana.

Tem outros tipos, como bebedouros caseiros de pequenos potes. Mas não recomendo porque eles podem Virar a água, cair dentro do bebedouro e ficar molhados, e no caso de filhotes, estes podem se afogar ali.


Comedouro

De plástico, o mais comum no mercado. Acomoda um hamster dentro (os hamsters gostam de entrar no comedouro), mas são virados com facilidade se não forem fixados nas paredes da gaiola.

Vidro, louça ou barro, de preferência um pesado, que não possa ser virado ou deslocado com facilidade. E não muito alto para que consigam entrar e sair com facilidade.


Forração

Papel simples e barato. Não pode ser jornal, uma vez que o hamster pode intoxicar-se com a tinta ou ingerí-la. Deve ser trocado uma ou duas vezes por semana.

Serragem também são fáceis de limpar, mas tem q ter um certo cuidado com elas, há estudos que comprovam toxidade das madeiras pinus e cedro, que não devem ser usadas em nenhuma hipótese. Nas dúvida, aquelas vendidas em lojas de animais.

Rodinha


Essencial para a saúde do hamster, eles podem caminhar por volta de 25km diários.

Existem as de plástico (que são bonitas e mais fáceis de limpar, mas duram porque eles tendem a roer tudo que encontram, inclusive as rodinhas..). E as de metal que são mais resistentes mas costumam ter espaços que podem fazer o hamster tropeçar.

Sempre dou preferencia a rodinha de plástico fechada (como a da foto), facilita a corrida deles.


A gaiola

Uso uma gaiola própria para hamsters anão russo, pois como são menores as grades precisam ter menos espaço entre elas. Existem os Terrários, e os Aquários. Outro tipo de gaiola que acho muito diferente são os Habitrails, mas estes são raros no Brasil, além de caros..

Foto de um Habitrail

8 comentários:

Daay disse...

meu hamster esta tendo uns ataques meio malucos,parece que leva uns choques,chegou ate morder e se assustam muito...

Unknown disse...

meu hamster tambem da um ataques meio malucos.. ele fica de pé e se joga pra atras ... é engraçado .. mas porém é meio estranho...

kadú Castro disse...

Eu tenho um casal de hamsters anão russo, a marie, que foi a primeira a ser comprada, e o remmy, que comprei a 5 ou 6 meses após, so que venho tendo problemas, pois ela não aceita aproximação dele, assim que ele chegou ela se aproximou como se não quisesse nada, e o mordeu na pata, ocasionando na queda de um de seus dedinhos, desde então tentei aproxima-los deixando-os juntos em uma gaiola mesmo separados por uma grade, e ainda assim ela continuou agredindo e fereindo ele, não tive outra escolha se não separa-los definitivamente, como ele é mais novo que ela, acho que ela não o aceita, ou o fato de ela ter crescido sozinha, e eu gostaria que eles se dessem bem, para que venham a ter filhotes, eu não sei mais o que fazer e gostaria de um conselho, será que poderia me ajudar por favor?

Débora lebiSca Maranhês disse...

Se liga, eles sao da mesma ninhada? pq se nao forem, eles vao brigar mesmo, os bichos so se tornam amigos ou namorados se ele forem da mesma ninhada entende?? espero ter ajudado...

Anônimo disse...

É bem comum encontrar Habitrails no Rio Grande do Sul =) pelo menos, onde eu moro... só não comprei ela porque os canos provavelmente iriam ficar PODRES, eu tenho uma gaiola com só um e em menos de uma semana ele parece um cano de esgoto...

Nana disse...

tenho cachorro e minha hamster tá grávida, tem algum problema? ela vai matar os filhotes por sentir ameaça?

Anônimo disse...

Eu tenho dois hamsters de especies diferentes ,EU juntei os dois e quase se mataram ,É possivel cria -los sendo de especies deiferentes ??


Abração

Unknown disse...

Oi minha hámster anão russa morreu e deixou três filhotes e eu não sei oq fazer eles já comem folhas e ficam dentro do potinho de comida