terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Criando Hamsters - Gestação e Filhotes

Bom, você já sabe o sexo dos seus hamsters, sabe como aproximá-los.. Você tem um casal e quer filhotinhos.. como este da foto do lado, com 20 dias..

A idade ideal é entre 4 meses para a fêmea e 3 meses para o macho, mas não espere demais, pois eles ficam inférteis entre 12 e 14 meses de vida.

A fêmea entra no cio geralmente de 4 em 4 dias, e o cio dela pode durar de 4 até 24 horas. Quando você perceber que o macho esta rodeando muito a fêmea, e tentando subir em cima dela, ela está no cio. Deixe-os a vontade, e não fique muito em cima pra não assustar eles.

O hamster macho vai tentar várias vezes, até conseguir, ou até a fêmea sair do cio.


Como saber se a fêmea está prenha?

Nos primeiros dias você não nota diferença nenhuma na fêmea. O Hamster anão russo (erroneamente conhecido por chinês no brasil) tem uma gestação de aproximadamente 21 dias. E você só começa a reparar que ela está prenha quando a barriga dela já estiver grande, com mais de 10 dias de gestação, e as mamas bem salientes.

Pra ter certeza que ela está prenha é só cuidar o hamster macho. Se ele tentar acasalar novamente é porque não conseguiram da primeira vez. Se quiser ter certeza que ela esta prenha, mas os seus hamsters não vivem juntos, durante uma semana você pode tentar coçar as costas dela para verificar se ela está no cio. Se em uma semana ela não entrar no cio ela está prenha.

Quantos filhotes nascem?

O Hamster anão russo têm cerca de 8 filhotes por ninhada. Mas esses números podem variar pra mais.. Já vi casos de hamsters desta espécie que tiveram 15 filhotes, mas geralmente nem todos sobrevivem.

Cuidados após o nascimento:

Não estresse a fêmea. Não pegue ela, não mecha na gaiola, e não toque nos filhotes. Mantenha uma alimentação saudável desde o primeiro dia de gestação, rica em proteína, mas sem exagero. Alem da alimentação normal, complemente tambem com: Ovo cozido, alface, ração de gato sabor peixe, pão molhado em leite, etc. Mas não dê tudo no mesmo dia, vá alternando os dias, e mantenha essa alimentação até depois do nascimento durante toda a amamentação, isso auxilia na produção de leite.

Forre bem a gaiola com material pra fêmea preparar o ninho: papel higiênico sem cheiro e sem cor e serragem. Não coloque algodão pois solta fiapos e não ponha jornal porque solta tinta.

Após 15 dias os filhotes já estão correndo e de olhos abertos, então você já pode limpar a gaiola novamente, mas o ideal é só tocar nos filhotes após 20 dias, que eles ja estão desmamando e a fêmea não vai mais estranhar o seu cheiro neles.

Algumas informações adicionais:

- Antes do nascimento dos filhotes, uns dois dias antes, limpe BEM a gaiola, você vai ficar sem poder mecher por 15 dias e o cheiro vai ficar forte.

- A fêmea PODE comer os filhotes em algumas situações: se nascerem mortos, se morrerem após o parto, se alguem tocar neles e ela estranhar o cheiro deles (importante, não mecha neles), se ela se sentir ameaçada ela pode matar um deles e jogar fora do ninho para despistar o suposto predador (não deixe-os em lugares agitados e aonde passem outros animais), se tiver muitos filhotes e achar que é incapaz de cuidar de todos, etc.

- Os pais não precisam ser separados após acasalar, e nem após o nascimento dos filhotes, o macho AJUDA a fêma a cuidar dos filhotes. Mas muito importante, a fêmea entra no cio no mesmo dia que tem os filhotes, então se eles ficarem juntos, saiba que logo logo ela terá uma nova ninhada, e isso pode estressá-la MUITO.. Não é saudável para ela ter gestações seguidas, é ideal que ela tenha um tempo de 1 mês à 3 meses.

- Após 20 dias os filhotes estão correndo, comendo, e você já pode brincar com eles. Mas lembre-se, eles crescem, tenha sempre em vista se deseja ficar com todos eles e pra quem vai doá-los ou vendê-los. =)

42 comentários:

Hamster Brasil disse...

ai cara parabens muito bom olhe meu blogger tambem o endereço e http://hamstersbrasil.blogspot.com/
e se vc nao se emporata vou pegar umas coisas que vi no seu blog pra mim e se quiser pod pegar do meu tbm. flw

O BASCO disse...

Muito bom,
Gostava de dar os parabéns, pela descrição.
Tenho dolis hamesters russos que acasalaram à uma semana, e aquji consegui obter 2 respostas que procurava.
Obrigado

Nuno - Portugal

Daniel Oliveira disse...

Muito bom seu material. Através dele pude perceber que foi erro humano a fêmea ter comido um dos filhotes. Algumas coisas não foram feitas da maneira certa. Mas agora, com sua informação, sei o que deve ser feito.

Obrigado

Marcio & disse...

Minha hamster tem + ou - 3 meses vi o macho cruzando com ela e ja tem um tempo mais de 10 dias e ela esta muito gorda e agressiva anda mordendo todos naum deixa colocar a mao nela...ela esta prenha(ela era muito boazinha mais agora morde todo mundo)por favor me ajude

Beatriz disse...

adorei a dica, minha hamster teve 6 filhotes. Só queria tirar uma duvida, ela não é agressiva comigo, nem quando estava gravida, nem quando dava luz, e nem com os filhotes, já faz 14 dias que eles nasceram, ela deixa eu tocar neles, e não comeu nenhum filhote ate agora. isso seria pelo fato de eu ter ela desde que era uma filhote??

Rosana disse...

Parabéns pelas preciosas informações!!! Amo meus bichinhos! Meu casal geraram dois lindos filhoteinhos que agora estão com 20 dias. Já estão peludinhos,de olhos bem abertos, andando pela gaiola, bebendo e comento. Quando fui observá-los ontem, reparei que a fêmea deu cria a mais 2 filhotinhos. Devo separar os filhotes da 1ª ninhada agora? Após vinte dias, posso separar os filhotes? Não gostaria de separar a fêmea do macho, existe alguma forma de evitar coitos e gestações seguidas?

Obrigada.

Sakura disse...

gostaria de saber se os Hamster Chinês pode viver juntos ,ou seja (Macho e Fêmea)?Desde já Obrigado..

Harris-(Pirapora-MG)

rodolfo disse...

ola eu chamo Rodolfo e tenho 2 hamster anão russo,um macho e uma femea eles ja tem mais ou menos 8 meses e vivem junto a 2 meses e nunca deram cria queria saber o porque?obrigado

Marcelo disse...

Muito bom seu blogger, tirei muitas duvidas, e aproveitei muitas coisas, mas...

...Minha fêmea teve uma cria de 5 filhotes,estou com muito medo que ela coma um, estou com medo ate de olhar a gaiola,o que posso fazer para ter certeza que ela não ira comer nenhum?

Milena disse...

Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!! Aqui pude tirar muitas dúvidas sobre a criação de hamsters...

Bom, eu tenho um casal de hamster anão russo há 8 meses. Eu sempre quis filhotinhos, mas eles nunca tinham dado cria. Eu os via acasalar, mas a fêmea aparentemente nunca esteve prenha... Ontem quando fui repor a ração deles, percebi que tinha dois filhotinhos grudados na barriga da fêmea, mas só os vi depois de já ter colocado o potinho de comida de volta na gaiola! E hoje já não vi nenhum dos filhotes no ninho que ela fez... =/ Ela pode te-los comido só pq eu peguei no potinho?? Fiquei bem triste com isso e pensei em separa-la do macho por uns dias... Oq devo fazer???

suely disse...

Tenho uma duvida posso deixar o macho com a fêmia no mesmo dia da a cria pôs ela fica no cio no mesmo dia e ele vai querer acasalar e isso ñ é sadavél p/ a fêmia oque eu faço p/ deixar ele c/ os filhotes e c/ ela no mesmo dia da cria?

marlene disse...

Ola!!!o meu nome é nadia e tenho um casal de hamster anões russos comprei o macho hoje e mal o pus na gaiola começou a cheirar a femea depois eu fui a um lado sei la onde depois voltei e vi a hamster deitada na casa que tinha a gaiola e peguei nela mechi le na barriga entao ela começou a ginchar e havia uma parte da barriga que estava sem pelo e nessa parte havia umas maminhas entao so queria saber se ela esta gravida eu acho que sim

marlene disse...

ola tenho dois hamster e parece me que a femea esta gravida toquei na brriga e começou a guinchar e tinha uma parte sem pelo e nessa parte tinha maminhas parece mesmo estar gravida

marlene disse...

tenho um casal de hamsters anoes russo e parece me que a femea esta gravida e ja vi os seu conselhos ainda vem que os vi

Giselle disse...

oi,
tenho um hamster anao russo igual ao seu é femea minha avo comprou para mim mas nao sei quanto tempo ela tem para ela cruzar com um macho da minha amiga que tem o tempo ideal e ja pode cruzar!
bjs =)
P.S-adorei seu blog é um maximo =D!

gugu disse...

oi
eu tenho um hamster macho fas umn 3 mes,e eu quero compra uma femea pra ele eu posso?será que eles vam brigar?quando eu comprei ele a moça falou que era hamster chines mas eu olhei seu blog e desconfio que o meu hamster seja o anão russo w,por que ele tem uma listra só no meio das costas,e tem um problema ele está meio triste o que posso faser para animalo?gostei do seu blog visitarei sempre valeu me responde as perguntas em.add eu no msn gugu.henrique_12@hotmail.com

Cαтαяιиα disse...

valeu ajudou muito.! ^^

mais eu tenho uma duvida sobre a minha hamster: ela esta prenha e eu queria saber se eu posso pegala depois dos 20 dias quando os filhotes demamarem. Por Favor quando tiver um tempinho responda está pergunta para mim? Brigado!Bjuus.

Dehssa linhares disse...

Bom dia....
eu queria saber como q eu faço para descobrir se é femea ou macho?
e tbm queria saber o q eu faço para eles poderem ficar juntos pois os meus só brigão....
obrigada responda pelo meu e mail
Bejos

andresz098 disse...

A minha hamster anão russo deu o parto quatro vezes, eu não tirei o macho e as três primeiras ninhadas morreram. Na quarta separei o macho da fêmea quando os filhotes nasceram e els sobreviveram.Então vai uma dica ai : depois do nascimento separe o macho da femea. Descobri isso quando fui a um pet shop e perguntei o porque das ninhadas morrerem e o atendente me explicou que, como a fêmea entra no cio após o parto omacho irrita ela, então ela mata os filhotes.

Evaldo disse...

tenho um casal de hamister a1 mes e 15 dias, ela ja teve uma ninhada de filhotes, nao sabiamos e mechemos muito neles e na gaiola estavamos encantados...ELA COMEU TUDOS,hoje percebemos que ela ja esta bem redondinha.prenha. vamos fazer tudo certinhio pra ver o que dar,depois conto como foi...

Rodrigo Gomes Werder disse...

oi, adorei seu blog e tenho uma duvida: quero comprar 2 hamsters do mesmo sexo, futuramente nao irão se estranhar e brigarem sempre? pq ja tive 2 topolinos e o funcionario da casa de ração me garantiu que eram femeas, sendo que eram machos e topolinos machos nao podem ficar juntos

Luciana disse...

oi, tudo bem pessoal !!! esse papel higiênico que é colocado no fundo da gaiola junto com a serragem, para que a fêmea monte um ninho, é aos pedaços? de que tamanho?
Obrigado e um abraço a todos.

Luciana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mateus disse...

Olha, de todos os lugares q eu ja pesquisei, seu blog foi o mais completo! Muito legal mesmo!!!
Ontem a minha hamster anão russo teve filhotinhos, mas nasceram só seis. Sera q ta tudo normal?

RaFiNhA disse...

olá eu tinha um casal de hamster chines, eu me descuidei e dexei a gaiola aberta e a femea fugiu, qndo fui procurar por ela dentro da gaiola achei na casinha 4 filhotes que ja tinham pelo mas pequeninhos ainda nem abriram os olhos, o mais extranho é que o macho ta cuidando deles como se fosse a mae,ele mastiga as sementes e passa pra boca deles, pelo que eu li os machos maltratam mas o meu nao
abraço

Meu hamster "Anão russo" disse...

Bom d+ o seu blog.Dêem uma espiadinha no meu blog onde fala tudo sobre hamster anão russo.Aí vai o email:

Braulio-anaorusso.blogspot.com

=) não se esqueçam de tornarem seguidores.

Tchau =D

Blog do Lú disse...

Entrem no meu blog e sigam. Postarei várias coisas interessantes lá. Ainda está em construção. Não percam e acessem já o link abaixo:

lu-entretenimento.blogspot.com

Obrigado

Mr. disse...

Olá, faz 20 dias que eu tenho uma hamster fêmea, mas ela se mostra muito agitada e agressiva. Até hoje não consegui pegar ela e nem acariciá-la, pois sempre foge ou tenta me morder. Sempre ofereço petiscos, mas parece difícil conquistar a confiança dela. O que eu faço? Obrigado e agradeço se tiver como me ajudar.
Aliás, parabéns pelo blog, está ótimo!

Eduarda disse...

Oi, minha hamster tem aproximadamente 5 meses. Vou comprar um macho para eles terem filhotes. Como a gaiola é de 2 andares, vou vender para o pet shop. Com aproximadamente quantos dias posso vendê-los ?

Celso Roberto Fabricio disse...

tenho um casal de hamster e após o nascimento da ninhada eu separei o macho deles, só q após 3 semanas eu coloquei o macho de volta e a fêmea o rejeitou brigando e arrancando pelos dele, tanto q tive q separá-lo novamente, será q ainda eles poderão ficar na mesma gaiola

gabriel disse...

como fazer para eles não cruzarem todo cio sem separar eles ?

João Victor disse...

EU ACHEI UM FILOTINHO DE HAMISTER TEM +OU- 5 DIA OQUE ELES COMEM COMO CUIDAR E OQUE FAZER PARA ELE CRECER SAUDAVEL.

Bazuca disse...

"Os pais não precisam ser separados após acasalar, e nem após o nascimento dos filhotes, o macho AJUDA a fêma a cuidar dos filhotes. Mas muito importante, a fêmea entra no cio no mesmo dia que tem os filhotes, então se eles ficarem juntos, saiba que logo logo ela terá uma nova ninhada, e isso pode estressá-la MUITO.."

^ A única vez que consegui manter os filhotes vivos, eu tive que separá-lo, porque a fêmea ficava estressada e matava todos eles D:

Luana disse...

Ola.
Tenho uma dúvida.
Tenho um casal de hamster anão russo, a fêmea está grávida, próximo a ganhar os bebês já.
Em alguns sites dizem para separar o macho, em outros dizem para deixá-los juntos. Não sei o que fazer agora. Tenho medo de acabar estressando a grávida e ela matar os bebês quando nascerem.
Alguém me ajuda por favor!!

Rafael S. disse...

tenho uma duvida, tenho um casal e parece q toda vez q a femea da cria ela mata os filhotes.
nunca vi vestigios de que ela deu cria, mas sempre notei q estav prenha.
agora ela esta prenha d novo, entao eu separei a femea do macho por cinco dias, ela nao deu cria ainda, mas resolvi colocar os dois juntos novamente, mas dpois q eu a coloquei na gaiola ele bateu nela, e estava sangrando em volta do olho, entao eu os separei novamente.
minha duvida, pq o macho bateu na femea, oq eu faço com o ferimento q o macho fez nela, e quais as chances dela dar cria novamente e nao matar os filhotes?
os comprei em julho de 2010 e eles nunca tinham sido separados.

Lola Tagarela disse...

Parabéns pela sua matéria ... tenho um casal de hamster e agora a família aumentou ... 5 filhotes : 3 fêmeas e 2 machos... já estão grandinhos. não tive problema em relação a mecher na gaiola pois cuido da fêmea desde que ela era filhote

se quiser depois visitar meu blog , tem um video dela
lolatagarela.blogspot.com

Beijos

Luana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
michael joska da silva disse...

valeu pelas dicas,muito boas

♥♥♥Raquel♥♥♥ disse...

Gente..tive uma surpresa agradabilissima.. fui limpar a gaiola e lá esta um bebe.....fico preocupada com o bem estar da mama e e bebe...to mega feliz!

thayna binhot disse...

minha ratinha deu cria mais só dois esta vivo, e ela esta cuidando mais de um do que do outro, o que faço? tem um que esta longe dela e ela nem liga p ele, me ajudem,,,,,

Rosana disse...

Geralmente quando isto acontece é porque a mãe percebeu que aquele filhote é o mais fraquinho então, elas tendem a rejeitá-lo para garantir a sobrevivência do mais forte. Isto parece ser cruel né? Mas compreendi que a natureza é sábia. Outra situação que ocorre é se por ventura, alguém tocou no filhote ela também o rejeita. Espero que não seja nem um caso nem outro e que a mamãe se aproxime do filhotinho. Boa sorte e parBÉNS!

Pietra nobre feijo disse...

oi o meu cunhado tem os hamster o macho e a femea .a femea teve o bebe ontem e ele resolveu pegar o macho em outra caixa .e ele forra a caixa com jornal .
e ele nao soube que a femea estava prenha . e voce disse num poste que nao era parabotar jornal o que fazemos esperos quinze dias para trocar?