terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Criando Hamsters - Gestação e Filhotes

Bom, você já sabe o sexo dos seus hamsters, sabe como aproximá-los.. Você tem um casal e quer filhotinhos.. como este da foto do lado, com 20 dias..

A idade ideal é entre 4 meses para a fêmea e 3 meses para o macho, mas não espere demais, pois eles ficam inférteis entre 12 e 14 meses de vida.

A fêmea entra no cio geralmente de 4 em 4 dias, e o cio dela pode durar de 4 até 24 horas. Quando você perceber que o macho esta rodeando muito a fêmea, e tentando subir em cima dela, ela está no cio. Deixe-os a vontade, e não fique muito em cima pra não assustar eles.

O hamster macho vai tentar várias vezes, até conseguir, ou até a fêmea sair do cio.


Como saber se a fêmea está prenha?

Nos primeiros dias você não nota diferença nenhuma na fêmea. O Hamster anão russo (erroneamente conhecido por chinês no brasil) tem uma gestação de aproximadamente 21 dias. E você só começa a reparar que ela está prenha quando a barriga dela já estiver grande, com mais de 10 dias de gestação, e as mamas bem salientes.

Pra ter certeza que ela está prenha é só cuidar o hamster macho. Se ele tentar acasalar novamente é porque não conseguiram da primeira vez. Se quiser ter certeza que ela esta prenha, mas os seus hamsters não vivem juntos, durante uma semana você pode tentar coçar as costas dela para verificar se ela está no cio. Se em uma semana ela não entrar no cio ela está prenha.

Quantos filhotes nascem?

O Hamster anão russo têm cerca de 8 filhotes por ninhada. Mas esses números podem variar pra mais.. Já vi casos de hamsters desta espécie que tiveram 15 filhotes, mas geralmente nem todos sobrevivem.

Cuidados após o nascimento:

Não estresse a fêmea. Não pegue ela, não mecha na gaiola, e não toque nos filhotes. Mantenha uma alimentação saudável desde o primeiro dia de gestação, rica em proteína, mas sem exagero. Alem da alimentação normal, complemente tambem com: Ovo cozido, alface, ração de gato sabor peixe, pão molhado em leite, etc. Mas não dê tudo no mesmo dia, vá alternando os dias, e mantenha essa alimentação até depois do nascimento durante toda a amamentação, isso auxilia na produção de leite.

Forre bem a gaiola com material pra fêmea preparar o ninho: papel higiênico sem cheiro e sem cor e serragem. Não coloque algodão pois solta fiapos e não ponha jornal porque solta tinta.

Após 15 dias os filhotes já estão correndo e de olhos abertos, então você já pode limpar a gaiola novamente, mas o ideal é só tocar nos filhotes após 20 dias, que eles ja estão desmamando e a fêmea não vai mais estranhar o seu cheiro neles.

Algumas informações adicionais:

- Antes do nascimento dos filhotes, uns dois dias antes, limpe BEM a gaiola, você vai ficar sem poder mecher por 15 dias e o cheiro vai ficar forte.

- A fêmea PODE comer os filhotes em algumas situações: se nascerem mortos, se morrerem após o parto, se alguem tocar neles e ela estranhar o cheiro deles (importante, não mecha neles), se ela se sentir ameaçada ela pode matar um deles e jogar fora do ninho para despistar o suposto predador (não deixe-os em lugares agitados e aonde passem outros animais), se tiver muitos filhotes e achar que é incapaz de cuidar de todos, etc.

- Os pais não precisam ser separados após acasalar, e nem após o nascimento dos filhotes, o macho AJUDA a fêma a cuidar dos filhotes. Mas muito importante, a fêmea entra no cio no mesmo dia que tem os filhotes, então se eles ficarem juntos, saiba que logo logo ela terá uma nova ninhada, e isso pode estressá-la MUITO.. Não é saudável para ela ter gestações seguidas, é ideal que ela tenha um tempo de 1 mês à 3 meses.

- Após 20 dias os filhotes estão correndo, comendo, e você já pode brincar com eles. Mas lembre-se, eles crescem, tenha sempre em vista se deseja ficar com todos eles e pra quem vai doá-los ou vendê-los. =)

69 comentários:

Hamster Brasil disse...

ai cara parabens muito bom olhe meu blogger tambem o endereço e http://hamstersbrasil.blogspot.com/
e se vc nao se emporata vou pegar umas coisas que vi no seu blog pra mim e se quiser pod pegar do meu tbm. flw

O BASCO disse...

Muito bom,
Gostava de dar os parabéns, pela descrição.
Tenho dolis hamesters russos que acasalaram à uma semana, e aquji consegui obter 2 respostas que procurava.
Obrigado

Nuno - Portugal

Anônimo disse...

Muito bom seu material. Através dele pude perceber que foi erro humano a fêmea ter comido um dos filhotes. Algumas coisas não foram feitas da maneira certa. Mas agora, com sua informação, sei o que deve ser feito.

Obrigado

Unknown disse...

Minha hamster tem + ou - 3 meses vi o macho cruzando com ela e ja tem um tempo mais de 10 dias e ela esta muito gorda e agressiva anda mordendo todos naum deixa colocar a mao nela...ela esta prenha(ela era muito boazinha mais agora morde todo mundo)por favor me ajude

Beatriz disse...

adorei a dica, minha hamster teve 6 filhotes. Só queria tirar uma duvida, ela não é agressiva comigo, nem quando estava gravida, nem quando dava luz, e nem com os filhotes, já faz 14 dias que eles nasceram, ela deixa eu tocar neles, e não comeu nenhum filhote ate agora. isso seria pelo fato de eu ter ela desde que era uma filhote??

Rosana disse...

Parabéns pelas preciosas informações!!! Amo meus bichinhos! Meu casal geraram dois lindos filhoteinhos que agora estão com 20 dias. Já estão peludinhos,de olhos bem abertos, andando pela gaiola, bebendo e comento. Quando fui observá-los ontem, reparei que a fêmea deu cria a mais 2 filhotinhos. Devo separar os filhotes da 1ª ninhada agora? Após vinte dias, posso separar os filhotes? Não gostaria de separar a fêmea do macho, existe alguma forma de evitar coitos e gestações seguidas?

Obrigada.

Unknown disse...

gostaria de saber se os Hamster Chinês pode viver juntos ,ou seja (Macho e Fêmea)?Desde já Obrigado..

Harris-(Pirapora-MG)

Rodolfo disse...

ola eu chamo Rodolfo e tenho 2 hamster anão russo,um macho e uma femea eles ja tem mais ou menos 8 meses e vivem junto a 2 meses e nunca deram cria queria saber o porque?obrigado

Unknown disse...

Muito bom seu blogger, tirei muitas duvidas, e aproveitei muitas coisas, mas...

...Minha fêmea teve uma cria de 5 filhotes,estou com muito medo que ela coma um, estou com medo ate de olhar a gaiola,o que posso fazer para ter certeza que ela não ira comer nenhum?

Unknown disse...

Olá! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog!! Aqui pude tirar muitas dúvidas sobre a criação de hamsters...

Bom, eu tenho um casal de hamster anão russo há 8 meses. Eu sempre quis filhotinhos, mas eles nunca tinham dado cria. Eu os via acasalar, mas a fêmea aparentemente nunca esteve prenha... Ontem quando fui repor a ração deles, percebi que tinha dois filhotinhos grudados na barriga da fêmea, mas só os vi depois de já ter colocado o potinho de comida de volta na gaiola! E hoje já não vi nenhum dos filhotes no ninho que ela fez... =/ Ela pode te-los comido só pq eu peguei no potinho?? Fiquei bem triste com isso e pensei em separa-la do macho por uns dias... Oq devo fazer???

@ArizeLovatic disse...

Tenho uma duvida posso deixar o macho com a fêmia no mesmo dia da a cria pôs ela fica no cio no mesmo dia e ele vai querer acasalar e isso ñ é sadavél p/ a fêmia oque eu faço p/ deixar ele c/ os filhotes e c/ ela no mesmo dia da cria?

marlene disse...

Ola!!!o meu nome é nadia e tenho um casal de hamster anões russos comprei o macho hoje e mal o pus na gaiola começou a cheirar a femea depois eu fui a um lado sei la onde depois voltei e vi a hamster deitada na casa que tinha a gaiola e peguei nela mechi le na barriga entao ela começou a ginchar e havia uma parte da barriga que estava sem pelo e nessa parte havia umas maminhas entao so queria saber se ela esta gravida eu acho que sim

marlene disse...

ola tenho dois hamster e parece me que a femea esta gravida toquei na brriga e começou a guinchar e tinha uma parte sem pelo e nessa parte tinha maminhas parece mesmo estar gravida

marlene disse...

tenho um casal de hamsters anoes russo e parece me que a femea esta gravida e ja vi os seu conselhos ainda vem que os vi

Giselle disse...

oi,
tenho um hamster anao russo igual ao seu é femea minha avo comprou para mim mas nao sei quanto tempo ela tem para ela cruzar com um macho da minha amiga que tem o tempo ideal e ja pode cruzar!
bjs =)
P.S-adorei seu blog é um maximo =D!

Unknown disse...

oi
eu tenho um hamster macho fas umn 3 mes,e eu quero compra uma femea pra ele eu posso?será que eles vam brigar?quando eu comprei ele a moça falou que era hamster chines mas eu olhei seu blog e desconfio que o meu hamster seja o anão russo w,por que ele tem uma listra só no meio das costas,e tem um problema ele está meio triste o que posso faser para animalo?gostei do seu blog visitarei sempre valeu me responde as perguntas em.add eu no msn gugu.henrique_12@hotmail.com

Hamster anão russo disse...

valeu ajudou muito.! ^^

mais eu tenho uma duvida sobre a minha hamster: ela esta prenha e eu queria saber se eu posso pegala depois dos 20 dias quando os filhotes demamarem. Por Favor quando tiver um tempinho responda está pergunta para mim? Brigado!Bjuus.

Unknown disse...

Bom dia....
eu queria saber como q eu faço para descobrir se é femea ou macho?
e tbm queria saber o q eu faço para eles poderem ficar juntos pois os meus só brigão....
obrigada responda pelo meu e mail
Bejos

andresz098 disse...

A minha hamster anão russo deu o parto quatro vezes, eu não tirei o macho e as três primeiras ninhadas morreram. Na quarta separei o macho da fêmea quando os filhotes nasceram e els sobreviveram.Então vai uma dica ai : depois do nascimento separe o macho da femea. Descobri isso quando fui a um pet shop e perguntei o porque das ninhadas morrerem e o atendente me explicou que, como a fêmea entra no cio após o parto omacho irrita ela, então ela mata os filhotes.

Unknown disse...

tenho um casal de hamister a1 mes e 15 dias, ela ja teve uma ninhada de filhotes, nao sabiamos e mechemos muito neles e na gaiola estavamos encantados...ELA COMEU TUDOS,hoje percebemos que ela ja esta bem redondinha.prenha. vamos fazer tudo certinhio pra ver o que dar,depois conto como foi...

Anônimo disse...

oi, adorei seu blog e tenho uma duvida: quero comprar 2 hamsters do mesmo sexo, futuramente nao irão se estranhar e brigarem sempre? pq ja tive 2 topolinos e o funcionario da casa de ração me garantiu que eram femeas, sendo que eram machos e topolinos machos nao podem ficar juntos

Luciana Silva disse...

oi, tudo bem pessoal !!! esse papel higiênico que é colocado no fundo da gaiola junto com a serragem, para que a fêmea monte um ninho, é aos pedaços? de que tamanho?
Obrigado e um abraço a todos.

Luciana Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olha, de todos os lugares q eu ja pesquisei, seu blog foi o mais completo! Muito legal mesmo!!!
Ontem a minha hamster anão russo teve filhotinhos, mas nasceram só seis. Sera q ta tudo normal?

RaFiNhA disse...

olá eu tinha um casal de hamster chines, eu me descuidei e dexei a gaiola aberta e a femea fugiu, qndo fui procurar por ela dentro da gaiola achei na casinha 4 filhotes que ja tinham pelo mas pequeninhos ainda nem abriram os olhos, o mais extranho é que o macho ta cuidando deles como se fosse a mae,ele mastiga as sementes e passa pra boca deles, pelo que eu li os machos maltratam mas o meu nao
abraço

Meu hamster "Anão russo" disse...

Bom d+ o seu blog.Dêem uma espiadinha no meu blog onde fala tudo sobre hamster anão russo.Aí vai o email:

Braulio-anaorusso.blogspot.com

=) não se esqueçam de tornarem seguidores.

Tchau =D

Blog do Lú disse...

Entrem no meu blog e sigam. Postarei várias coisas interessantes lá. Ainda está em construção. Não percam e acessem já o link abaixo:

lu-entretenimento.blogspot.com

Obrigado

Robotics disse...

Olá, faz 20 dias que eu tenho uma hamster fêmea, mas ela se mostra muito agitada e agressiva. Até hoje não consegui pegar ela e nem acariciá-la, pois sempre foge ou tenta me morder. Sempre ofereço petiscos, mas parece difícil conquistar a confiança dela. O que eu faço? Obrigado e agradeço se tiver como me ajudar.
Aliás, parabéns pelo blog, está ótimo!

Eduarda disse...

Oi, minha hamster tem aproximadamente 5 meses. Vou comprar um macho para eles terem filhotes. Como a gaiola é de 2 andares, vou vender para o pet shop. Com aproximadamente quantos dias posso vendê-los ?

Celso Roberto Fabricio disse...

tenho um casal de hamster e após o nascimento da ninhada eu separei o macho deles, só q após 3 semanas eu coloquei o macho de volta e a fêmea o rejeitou brigando e arrancando pelos dele, tanto q tive q separá-lo novamente, será q ainda eles poderão ficar na mesma gaiola

gabriel disse...

como fazer para eles não cruzarem todo cio sem separar eles ?

João Victor disse...

EU ACHEI UM FILOTINHO DE HAMISTER TEM +OU- 5 DIA OQUE ELES COMEM COMO CUIDAR E OQUE FAZER PARA ELE CRECER SAUDAVEL.

Anônimo disse...

"Os pais não precisam ser separados após acasalar, e nem após o nascimento dos filhotes, o macho AJUDA a fêma a cuidar dos filhotes. Mas muito importante, a fêmea entra no cio no mesmo dia que tem os filhotes, então se eles ficarem juntos, saiba que logo logo ela terá uma nova ninhada, e isso pode estressá-la MUITO.."

^ A única vez que consegui manter os filhotes vivos, eu tive que separá-lo, porque a fêmea ficava estressada e matava todos eles D:

Luana disse...

Ola.
Tenho uma dúvida.
Tenho um casal de hamster anão russo, a fêmea está grávida, próximo a ganhar os bebês já.
Em alguns sites dizem para separar o macho, em outros dizem para deixá-los juntos. Não sei o que fazer agora. Tenho medo de acabar estressando a grávida e ela matar os bebês quando nascerem.
Alguém me ajuda por favor!!

Rafael S. disse...

tenho uma duvida, tenho um casal e parece q toda vez q a femea da cria ela mata os filhotes.
nunca vi vestigios de que ela deu cria, mas sempre notei q estav prenha.
agora ela esta prenha d novo, entao eu separei a femea do macho por cinco dias, ela nao deu cria ainda, mas resolvi colocar os dois juntos novamente, mas dpois q eu a coloquei na gaiola ele bateu nela, e estava sangrando em volta do olho, entao eu os separei novamente.
minha duvida, pq o macho bateu na femea, oq eu faço com o ferimento q o macho fez nela, e quais as chances dela dar cria novamente e nao matar os filhotes?
os comprei em julho de 2010 e eles nunca tinham sido separados.

Lola Tagarela disse...

Parabéns pela sua matéria ... tenho um casal de hamster e agora a família aumentou ... 5 filhotes : 3 fêmeas e 2 machos... já estão grandinhos. não tive problema em relação a mecher na gaiola pois cuido da fêmea desde que ela era filhote

se quiser depois visitar meu blog , tem um video dela
lolatagarela.blogspot.com

Beijos

Baaziiiingaa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

valeu pelas dicas,muito boas

Anônimo disse...

Gente..tive uma surpresa agradabilissima.. fui limpar a gaiola e lá esta um bebe.....fico preocupada com o bem estar da mama e e bebe...to mega feliz!

Unknown disse...

minha ratinha deu cria mais só dois esta vivo, e ela esta cuidando mais de um do que do outro, o que faço? tem um que esta longe dela e ela nem liga p ele, me ajudem,,,,,

Rosana disse...

Geralmente quando isto acontece é porque a mãe percebeu que aquele filhote é o mais fraquinho então, elas tendem a rejeitá-lo para garantir a sobrevivência do mais forte. Isto parece ser cruel né? Mas compreendi que a natureza é sábia. Outra situação que ocorre é se por ventura, alguém tocou no filhote ela também o rejeita. Espero que não seja nem um caso nem outro e que a mamãe se aproxime do filhotinho. Boa sorte e parBÉNS!

Unknown disse...

oi o meu cunhado tem os hamster o macho e a femea .a femea teve o bebe ontem e ele resolveu pegar o macho em outra caixa .e ele forra a caixa com jornal .
e ele nao soube que a femea estava prenha . e voce disse num poste que nao era parabotar jornal o que fazemos esperos quinze dias para trocar?

Gabi Moraes disse...

Ooii, tenho dois hamisters anão russo, ele e a fêmea acasalaram, ambos pela primeira vez, e deu aquele nó que li em um blog que é certeza q a fêmea fica grávida, passaram os 21 dias e nada, ela fez dia 02/01/2015 e agr só que ela ficou mto gorda e da pra ver as tetinhas, ela faz uns barulhinho estranho pro macho e já tento esgana ele uma vez, na qual eu coloquei a mão na frente e ela arranco sangue do meu dedo, ela anda bem violenta também, se colocar a mao na gaiolinha dela ela quer atacar a não ser q tenha comida kk, sera q tem chances dela ainda ter os bebes? Eu li que a primeira ninhada pode demorar ate dois meses pra nascer, é verdade??

Unknown disse...

Eu posso ficar com a cria da minha hamster por ex: deixar com ela somente as fêmeas?
Obg!

Unknown disse...

Eu posso ficar com a cria da minha hamster por ex: deixar com ela somente as fêmeas?
Obg!

Unknown disse...

Fiquei com medo agora, minha hamster deu a luz a 2 filhotes,mas infelizmente só um sobreviveu e eu não contei quantos dias ele tinha, mas percebi depois de um tempo que ela estava batendo no filhote ai eu os separei, mas acho que ele ainda não desmamou oq eu faço??se tento colocar de volta ela ainda o bate.

karollima disse...

minha hamster deu 2 crias ja, e os filhotes nasceram todos fofinhos, mas ela matou eles no mesmo dia. da primeira cria, eu vi que tinha 6 olhei e deixei ela la, a noite quando olhei estavam mortos. dessa segunda cria vi ela parindo e deixei la, nao mexi na gaiola por 3 dias quando olhei eles estavam mortos e fedendo ja, e um ta comido pelat metade. o que pode ter acontececido? ninguem tocou nela e ela matou os filhotes duas vezes. o que posso fazer pra ela nao matar eles na proxima ninhada?

Unknown disse...

minha hamster teve 7 bebes lindos mas so vi eles ja quando tinham 5 dias hoje eu fui ver e so tavam 3 bebes la que faço

Unknown disse...

Oi boa noite,tenho uma fêmea q acabou de ter filhotes nasceram 7 ,hj fazem 2 dias e observei q o macho esta querendo cruza e ela náo quer se eu separar ele agora e depois q os filhotes já estiverem maiores eu juntar novamente seres ela o aceitara?
E outra duvida se eu deixar uma fêmea desses filhotes com a mae sera q ela ira aceitar ou ira brigar por ser do mesmo sexo.
Aguardo a resposta obrigado

Unknown disse...

Os meus hamster's anão russo tiveram 5 filhotes
Acabei de postar o vídeo deles no YouTube.
https://youtu.be/8XGYdVHquAA
Assistam para ver como eles são muito fofos e queridos, no vídeo podem ver a fêmea e o macho a fazer o ninho de papel para cobrir os seus 5 filhotes.
Estou na dúvida se já nasceram todos ou se amanhã possam nascer mais uns 2 ou 3 como em alguns casos que assisti na internet.
Grande abraço para vocês , e já agora estou muito feliz e fui caço de surpresa.

Unknown disse...

Meu hamster fêmea é mais nova que o macho, tentei botar os dois juntos agr é acho q ele estava batendo nela, pois ela viria por toda gaiola e nao parava de chorar.. o que eu faço?

Unknown disse...

Ola é possível o hamster dar somente 2 filhotes e 1 nascer morto? Achei muito estranho pois minha fêmea deu apenas 2 filhotes! Alguém pode me ajudar?

Unknown disse...

Boa noite! 😢 Minha hamster teve filhote ontem (14/01). Porém eu nao estava em casa, quando eu cheguei os filhotes estavam espalhados pela gaiola (eram 3), eles estavam imóveis e ela nao os dava atenção. Quando os toquei estavam gelados, provavelmente mortos. Eu queria muito que ela tivesse uma ninhada, separei ela do macho e so os juntei agora (15/01-18:12). Ela tera problemas se ficar prenha? Vi em um site que em seu hábitat natural ela da cria todos os meses. Peço ajuda de vocês!

Unknown disse...

Oi,eu tenho uma hamster anão russo fêmea, e eu reparei hj ao pega-la q ela estava com um cheiro de podre na boca, tô mto preocupada, o que pode ser? Me ajuda!!!!

Unknown disse...

Oi! Tenho 3 criaturinhas (duas fêmeas e um macho) que vivem super bem juntos em uma gaiola ENORME. Acontece que as duas estão prenhas, de mais ou menos 10 dias. Quero saber se preciso separá-los cada um em uma gaiola, uma vez que segundo informações o pai ajuda com o cuidado dos pequenos recém nascidos, porém no meu caso são duas fêmeas.

Obrigada!!

Sandro de Assis disse...

Tenho um casal dessa espécie também é a fêmea teve filhotes, mas não cuido deles em gaiola, cuidava antes, mas um dia quando fui limpar a gaiola coloquei os dois num vaso com algumas plantas, depois que fui pegar pra por na gaiola vi que eles tinham sumido, preocupado procurei pela casa e por fora, depois vi no vaso de novo e eles tinham cavado e feito um ninho debaixo de uma roseira. Depois disso coloquei toda a areia do vaso num vaso maior e coloquei todas as plantas nele, junto com bonsai. Eles fizeram outro ninho e notei que assim ficaram até mais mansos e quando chego perto eles sempre vem pra ficar perto de mim. A fêmea teve filhotes e continua vindo pra perto quando chego.
Com isso percebi que se deixar eles bem a vontade e com certa liberdade (pois eles moram nesse vaso que fica num jardim de inverno) e com isso ficam com mais espaços. Ainda não consegui ver os filhotes, pois estão dentro do ninho debaixo das plantas, coloquei papel fora e eles levaram tudo pra dentro do ninho e tiraram muita areia de dentro (acho que pra aumentar o espaço pros filhotes). Sei que gostei muito deles morando em mini carvernas. Recomendo que façam isso, ficam bem mais a vontade que presos em gaiolas e vc pode criar mais de um casal se por em um vaso ainda maior, que é o que pretendo fazer.

Unknown disse...

Olá, eu tenho um anão Russo macho de 3 meses e acabei de comprar uma fêmea de 1 mês, eles estão na mesma gaiola e estão se dando super bem. Porém tenho uma duvida, caso eu os deixe juntos eles acasalaram no futuro ou ela poderá vê-lo como uma figura " paterna"?

Patrícia disse...

Oi Rodolfo provavelmente não é o casal, com três meses a fêmea já entra no cio deve ser dois machos ou duas fêmeas.

Patrícia disse...

Oi Milena se separar o casal na hora que for juntar eles vão se estranhar e podem até brigar feio. Porque um dia separados não se dão mais principalmente a fêmea é muito territorialista.

Patrícia disse...

Uma dica que dou pra quem tem um casal de hamster anão Russo ou chinês e querem que a fêmea tenha filhotes o ideal é separar o macho da fêmea depois que a fêmea der a luz, porque a mãe abandona os filhotes se o pai ficar junto dela, ela dar atenção só ao pai e vai abandonar os filhotes.

Patrícia disse...

Oi Clara se a fêmea for fértil e engravidar eu aconselho a separar o pai e deixar a mãe bem a vontade com os filhotes porque o macho pode extressar a fêmea e ela acabar matando os filhotes.

Julian Oliveira disse...

Me ajudaaaa, meus casal deu cria, são lindos diga-se de passagem... Já estão com quase 20 dias, mas o macho fica correndo atrás da fêmea e não deixa ela amamentar... hoje eu tirei ele da gaiola e coloquei na gaiola de passeio... fiz o certo? Foi as 22 horas da noite que fiz isso é estou pensando e repor no inicio do dia...

Unknown disse...

Ola minha femea teve cria ontem e hj os filhotes estavam mortos so q ela nao ingeriu e so sobrou 1 alguém sabe me dizer pq?

Unknown disse...

Ei... Boa tarde... Então... Eu tenho um casal de Anão Russo... A fêmea teve filhotes a 14 dias, e eu não separei o macho dela... Ou seja, ela já está prenha novamente... Msm ela prenha, será que ela ainda continua amamentando os filhotes que já nasceram?

Unknown disse...

Olá, boa noite. Comprei um hamster hoje, e tava tudo bem até agora de noite.. ele está com um inchaço enorme na parte de trás. Não sei o que é isso, pesquiso borros na internet e não tem nada sobre. O que poderia ser? Estou morrendo de nervoso aqui... Hoje é sábado, e só na segunda feira que vou no pet. Não sei o que fazer

Unknown disse...

Tivemos uma experiência, no primeiro parto, separamos o macho. A fêmea ficou estressada, comeu filhotes. Dessa forma tiramos os bichinhos que sobraram mas, foram rejeitados, não sobreviveram. Depois de 2 meses, novo parto. Deixamos o macho acompanhar todo o processo.Ele ajudou a fazer o ninho, e no parto(no dia do parto, cheirou e virou a ratinha de barriga para cima). Ajudou a transportar os filhotes para o novo lugar pós-parto. Enquanto os filhotes eram amamentados, nos primeiros dias o macho levava comida para a companheira. Uma dica : Tiramos a gaiola, adaptamos um local com espaço maior, fechamos as laterais com vidro, colocamos uma casa larga no local e com ambiente escuro. Todos os dias colocamos comida e água do lado de fora da casa, mantemos o ambiente por fora da casa limpo, sem incomodar os filhotes.

Anônimo disse...

Sim. A minha tbm fica assim

Unknown disse...

Gente mim ajuda , tenho um casal de hamster e já vai para 5 ninhada , eu não entendi pois eu ouvi falar que ela só pode ter 3 ninhadas. Alguém sabe quantas ninhadas este tipo de hamster pode ter o meu é o mesmo da foto.

agradeço

Unknown disse...

Eu separei o macho dá fêmea no mesmo dia que ela teve os filhotes, contei 5 dias para devolvê -lo para gaiola, mas quando fui colocar ela mordeu ele batendo querendo tira-lo da gaiola, e agora o que eu faço???