sábado, 19 de janeiro de 2008

Aproximação de Hamsters

Bom, sabendo quem é macho e quem é fêmea, podemos seguir para a proxima etapa da reprodução.. Aproximar os dois.

O hamster sírio é solitário, não vive em colônias, e provavelmente fora da época de reprodução eles possam se matar se você tentar deixá-los juntos, já os hamsters anões russo são um pouco mais sociáveis, aceitam viver juntos e o macho até ajuda a fêmea a cuidar da ninhada recém-nascida.

Porém a aproximação ideal para o casal é até o 3o mes de vida, após isso eles ficam territorialistas, e se não estão acompanhados, podem não querer mais ninguem na mesma area que a sua.

Se você possui hamsters com menos de 3 meses de idade pode aproximá-los, cuide nos primeiros dias para verificar se não vai haver brigas, dê preferencia por aproximá-los em um local neutro (uma caixa de papelão, um aquario novo, ou a gaiola totalmente limpa). Se houver brigas separe um pouco e depois torne a juntá-los. (Na foto um hamster em uma posição que sinaliza briga: com os braços erguidos pronto para o ataque ou defesa)

No caso de seus hamster já terem mais de 3 meses, pode ser que eles não se aceitem, mas a melhor forma de tentar aproximá-los é em um ambiente neutro, com uma divisória de tela no meio, coloque um de cada lado e cuide pra ver se nao há brigas. Esse processo leva mais tempo, e a cada um dia você inverte os lugares deles, sempre com a tela separando os dois. Quando sentir que eles estão habituados um a presença do outro (se eles ficam mais próximos a tela sem problemas, se nao tentam brigar) pode tentar remover a proteção do meio e tentar juntá-los, mas cuide com as brigas, se ocorrerem coloque a tela novamente.

Eu sugiro que tente aproximá-los no cio da fêmea, nessa fase ela fica mais receptiva.

8 comentários:

dani disse...

Oi por favor me ajude e me responda, pode ser pelo meu e-mail dani_lisboa@hotmail.com
estou com um problema e não consigo resolver, comprei 2 hamster juntos, com 5 dias dp na gaiola ouvi gritinhos e o macho estava muito agressivo,
gostaria muito de formar uma comunidade de hamster anões russos com vários filhotes mais está dificil,
rsrsrs, o macho não está colaborando,
no aguardo,
bjs
muito bom o seu blog

BAF disse...

Meu casal de hamsters anões russos sempre viveram juntos desde que eu os comprei.São sempre brincalhões e numca brigam.Ela teve 3 filhotes muito saudáveis e omacho ficou na gaiola junto a ela(eu não os separei e ficaram bem juntos).Ele até a ajuda com os pequeninos quando estão desde pequenos juntos.
Acho que eles não comeram os pequeninos, pois a ninhada foi pequena e eles conseguiam cuidar de todos.
Os bebês estão crescendo junto com a mãe e o pai.

lidi disse...

Oi,tenho um casal de hamsters com +ou- 1 ano e 3 meses, comprei os dois juntos mas não consegui fazer com que tivessem filhotes, então comprei mais um casal que esta com 7 meses agora,reparei que a femea deste ultimo casal esta com o abdomem rigido, gostaria de saber se isso pode ser um sinal de que ela esta gravida, a outra femea nunca ficou assim, poderia me ajudar? pode ser pelo e-mail lidi.k@bol.com.br Obrigado.

**Tata disse...

tenho 2 hamster chines , as vezes uma sobe em cima da outra e tal , gostria de saber se elas estão brigando ou brincando ! , e antes delas 2 tive uma menina tbm , segundo o pet shop ela tinha 1 mes maiis ela era muiiiiito pequinininha e depois de 4 dias que eu a ganhei ela faleceu do nada ! o que pode ter acontecido com ela? ah e mais 2 coiiisinhas as frutas são pra ser picadinhas? e uma das minhas hamster guarda comida na boca ,mais a boca dela esta super cheia queria saber se posso tirar essa comida da boca dela , e se poder como tiro ?
obrigada ! .(tem cmo vs me da algum email seu?)

Tainá. ( meu email : tatazinha_2514@hotmail.com)

BeLz disse...

Eu comprei um Topolino fêmea, mas ela é muito arisca não deixa ninguem pegá-la.Comprei ela já adulta, será que se eu comprar um macho eles vão se dar bem?

Izabel Senna
Meu Msn belzsenna@hotmail.com

bruna e brayan disse...

Oi gostaria de saber se ainda eu posso colocar os meus hamster chinês junto,ela tem uns 5 meses e ele uns oito,quando eu comprei eles eles eram menores e coloquei eles juntos mas nao deu certo pois começaram a brigar,agora cada um tem sua gaiola,mas eu deixo elas grudadas uma na outra e eles ficam bem doidinhos cada um na sua grade,sera q posso colocar eles juntos?eu tenho medo deles brigar...por favor me responde para o meu email(bruna.m_lok@hotmail.com )
Muito obrigadu,aguardo a sua resposta.

Giuseph disse...

Bom dia,

Tenho um casal de anao russo recem juntados, tem 1 mes q estao juntos e brigaram apenas no começo coisa pouco logo logo se acostumaram e faziam tudo junto, comia andar na rodina e talz dormir na mesma casa, porem ontem a femea começou a brigar com o macho, ela chegar a correr atras dele para brigar, nao estou entendo porque, o macho as vezes chega perto dela fazenso carinho na kbeça e talz... axo q seja pra acasalar.. mas ela acaba brigando com ela... poderia me ajudar ?? email - Diu_guimaraes@hotmail.com

S@m@r@ disse...

Olá, por favor me dê um relp, eu comprei a um ano uma hamster femea, anão russo e agr resolvi comprar um macho, acho q tem 3 meses e num sei o que fazer, ela ja brigou com ele, mais então, resolvi pegar um em cada mão e coloquei eles para se cheirarem, e to o tempo todo de olho, mais é so eles ficarem de frente que partem para a briga, ate que as coisas se acalmaram agr, conseguiram dormir juntos, na msma gaiola. Mais não sei se devo separa-los, gostei tanto dele e não quero ter q fazer isso, por favor me ajude.
Email: sgsbrasiliense@hotmail.com