quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Sexo dos Hamsters, Cio e Reprodução

Para quem quer criar hamsters, como eu, algumas informações sobre como saber o sexo dos hamsters.

Ao lado algumas fotos de hamsters macho e femea pra ajudar a identificar.

Segure o hamster de barriga pra cima, vc verá dois orifícios. No macho, um orifício é do pênis e o outro do ânus. A distância entre um e outro é de aproximadamente 1,5 a 2 cms. Na fêmea, um orifício é da vagina e o outro do ânus. Mas na fêmea, a distância praticamente não existe. Fica bem pertinho um orifício do outro.

E a reprodução? A fêmea entra no Cio de 4 em 4 dias geralmente, e a gestação dura em torno de 18 até 21 dias..

Como saber se a fêmea tá no cio? Quando ela entra no cio ela fica mais receptiva ao macho, se você pegar ela na mão e coçar as costas dela, ela vai ficar parada, e empinar o rabinho.. O cio costuma durar entre 4 e 24 horas.

Em posts futuros explico melhor a questão da aproximação de hamsters adultos macho e fêmea, pois não é aconselhável tentar unir dois hamsters de 3 meses ou mais sem que nunca tenham convivido juntos, pode dar briga.

17 comentários:

Rafael Braga disse...

Seu blog é muito bem feito, explicativo e um dos poucos que tem informações confiaveis. Parabens!
Me chamo Rafael, e eu e minha esposa temos uma Habitrail (home) e um casal de hamsters anões russos (Diego Hipólito e Daiane dos Santos) que acabou de ter uma cria de 8 filhotes no dia 14/02/08.
Quem quiser trocar informações meu e-mail e msn é: rafaelbraga@hotmail.com

Saudações Hamsters para todos!

Catarina Paixão disse...

Olá!
Visto que percebe de ratos, eu gostava que me respondesse a uma duvida!
Eu comprei um casal de hamsters anoes russos, com as suas crias, separei o macho das crias e da femea, entretanto elas cresceram e tornaram-se independentes. e agora gostava de voltar a ter ninhada, mas de cada vez que junto o macho e a femea, o macho tem medo dela, foge como um louco, e por vezes lutam. sera normal? o que ei-de fazer?

Tah-Chan disse...

Eu achei muito interessante...
Eu tenho um hamster, e foi bom saber essas informçaões!

hamster disse...

pow valeu ajudou muito agora só quero confirmar é verdade q pode deixar os hamsters junto após o nascimento dos filhotes

Luciana Silva disse...

Boa noite, tenho um casal de ramster chinês , de um dia para o outro a fêmea começou a bater no macho. O que faço, se já aconteceu com alguém alguma coisa parecida peco que me ajude. Estou a um mes com esse casal, comecei a criar ramster agora, e estou preocupada. Estou com medo da fêmea ferir o macho. Se puder me ajude.

Luciana Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
saiber_rodrigo disse...

O que eu gostaria de saber é...
como identificar de novinho se é macho ou fêmea!?

jonathan alison disse...

parabens pelo blog!

Valéria jus disse...

ola comprei 2 hamster e nao seu por que eles brigao um é mais quieto estavao na loja 4 jontos e paresiao se dar muito bem o que eu faço to axando que nao sao um casal e sim 2 femias?

Valéria jus disse...

ola comprei 2 hamster e nao sei por que eles estao brigando to axhando que sao 2 femias mais se puder me ajudar porque na loja estavao com mais 2 amiguinhos la e paresiao calmos obrigada

TIÃO disse...

OLÁ! SERÁ QUE ALGUÉM PODE ME AJUDAR?
EU TENHO UM CASAL DE HAMSTERS CHINESES, POREM SÃO IRMÃOS, QUANDO EU COMPREI ESTAVA COM A INTENÇÃO DE PROCRIAR PORQUE ACHO BONITINHO E O CARA DA LOJA ME DISSE QUE ELES REPRODUZIRIAM SIM POIS ENTRE OS ROEDORES NÃO TEM PROBLEMA DE CRUZAR IRMÃOS.
SERÁ ISSO MESMO?
SE FOR VERDADE PORQUE AINDA NÃO TIVERAM BEBÊS SE ELES JÁ TEM MAIS DE UM MÊS DE IDADE? OBRIGADO E BOA NOITE!

hudson disse...

Ola achei seu blog muito interessante e queria saber uma coisa é normal no primeiro parto de hamster russo, todos os filhotes nascerem mortos????? Pois aconteceu isso comigo porfavor me responda essa pergunta urgente!!!!!!

"...alguem no longo e árduo caminho da vida..." disse...

Muito legal essa materia, me ajudou muito...pensei ter comprado 2 do mesmo sexo!

Unknown disse...

Gente realmente muito bom esse post! Me ajudou bastante.... Mas veja
Agora sei que tenho um casal... porém, o macho fika quieto na toca, enquanto a femea anda por tudo... se o macho sai, ela vai lá brigar com ele até ele voltar pra toca... além de que tem a rodinha e ela vai, olha, e sai... comportamento estranho...

Unknown disse...

Ana, a sua ham-ham eh mulher chiclete. kkkkkkkkk
Nao pode sair.... kkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Um amigo meu cria irmãos e eles criaram. Normal igual q os pais.

Unknown disse...

Por favor me ajude tenho um casal de Hamister mas sempre que a fêmea entra no cio ela não deixa ele montar então ele morde toda ela oque está acontecendo . Meu e-mail rafazacko@gmail.com